Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de amandavenezian@bol.com.br em abril 22, 2024, 6:03 pmSegundo as teorias Freudianas o eu é um conceito complexo da personalidade, desempenha um papel relacional entre o ego e o superego, bem como interage e percebe o mundo externo. O eu é constituído pela herança genética no corpo, bem como a influência do ambiente cultural. O corpo é parte essencial do eu pois através dele que os estímulos são recebidos, e onde os sentimentos são expressos. Freud analisa os conceitos relacionados ao eu e a personalidade de forma mais metafísica digamos assim, porém tem muitos pontos de semelhança com os estudos científicos que demonstram que cada percepção e reação produzem no cérebro caminhos neurais. As informações de nossas experiências não se perdem ainda que não estejamos conscientes delas, elas ficam armazenadas no inconsciente, podendo levar a reações e sentimentos automáticos, justamente por esses caminhos neurais já gravados. A importância de estar atento ao momento presente é justamente criar novas experiências e novas impressões ao indivíduo.
Segundo as teorias Freudianas o eu é um conceito complexo da personalidade, desempenha um papel relacional entre o ego e o superego, bem como interage e percebe o mundo externo. O eu é constituído pela herança genética no corpo, bem como a influência do ambiente cultural. O corpo é parte essencial do eu pois através dele que os estímulos são recebidos, e onde os sentimentos são expressos. Freud analisa os conceitos relacionados ao eu e a personalidade de forma mais metafísica digamos assim, porém tem muitos pontos de semelhança com os estudos científicos que demonstram que cada percepção e reação produzem no cérebro caminhos neurais. As informações de nossas experiências não se perdem ainda que não estejamos conscientes delas, elas ficam armazenadas no inconsciente, podendo levar a reações e sentimentos automáticos, justamente por esses caminhos neurais já gravados. A importância de estar atento ao momento presente é justamente criar novas experiências e novas impressões ao indivíduo.