Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Nessa Greco em maio 8, 2024, 1:18 amO conceito do Eu, segundo Freud é a construção do indivíduo no imaginário, que começa desde sua idealização, o que vem a refletir fortemente em seu desenvolvimento. A formação da psique começa a partir de um estado de desamparo inicial, e a partir da busca por satisfazer suas necessidades básicas, o bebê começa a interagir com o mundo externo. A princípio não é possível distinguir seu limite corpóreo do mundo externo, isso é desenvolvido através das sensações internas e externas. Entendo que é através do outro que o Eu surge, tanto o Eu Ideal como o Ideal do Eu são provenientes do outro. O primeiro, para ter suas necessidades atendidas e o segundo, para atender a uma expectativa social.
Assim, resumidamente, o Eu seria o ID que passou por uma modificação, através da interação com o ambiente, o contato com o outro e através do contato com realidade.
Já a personalidade é o resultado da soma do processo de desenvolvimento do eu e está constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. E se desenvolve através dos seguintes estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
O conceito do Eu, segundo Freud é a construção do indivíduo no imaginário, que começa desde sua idealização, o que vem a refletir fortemente em seu desenvolvimento. A formação da psique começa a partir de um estado de desamparo inicial, e a partir da busca por satisfazer suas necessidades básicas, o bebê começa a interagir com o mundo externo. A princípio não é possível distinguir seu limite corpóreo do mundo externo, isso é desenvolvido através das sensações internas e externas. Entendo que é através do outro que o Eu surge, tanto o Eu Ideal como o Ideal do Eu são provenientes do outro. O primeiro, para ter suas necessidades atendidas e o segundo, para atender a uma expectativa social.
Assim, resumidamente, o Eu seria o ID que passou por uma modificação, através da interação com o ambiente, o contato com o outro e através do contato com realidade.
Já a personalidade é o resultado da soma do processo de desenvolvimento do eu e está constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. E se desenvolve através dos seguintes estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.