Conceito do eu e da personalidade
Citação de Rafaela Moutinho em junho 1, 2024, 5:02 pmNa psicanálise clínica, o conceito do eu refere-se à parte da mente que está consciente e lida com a realidade externa. O eu busca equilibrar os impulsos do id, as demandas do superego e a realidade, atuando como mediador entre essas forças. Já a personalidade é formada por diferentes aspectos do eu, incluindo características emocionais, comportamentais e cognitivas que moldam a forma como eu interajo com o mundo ao meu redor. A personalidade é influenciada pela interação entre os impulsos instintivos, as demandas sociais e as experiências de vida.
Na psicanálise clínica, o conceito do eu refere-se à parte da mente que está consciente e lida com a realidade externa. O eu busca equilibrar os impulsos do id, as demandas do superego e a realidade, atuando como mediador entre essas forças. Já a personalidade é formada por diferentes aspectos do eu, incluindo características emocionais, comportamentais e cognitivas que moldam a forma como eu interajo com o mundo ao meu redor. A personalidade é influenciada pela interação entre os impulsos instintivos, as demandas sociais e as experiências de vida.