Conceito do eu e da personalidade
Citação de Marcia Aparecida Rehem em junho 2, 2024, 9:14 pmEste conceito na psicanálise, segundo Freud, refere-se à relação da realidade de uma pessoa através do Eu. Essa parte da personalidade é expressa pelo princípio da realidade, atuando como mediador entre o ego e o superego. O Eu se desenvolve a partir do Id, garantindo que os impulsos do Id sejam realizados de maneira aceitável no mundo real. Além disso, o Eu é constituído e determinado pela relação com o campo da alteridade, envolvendo não apenas o inconsciente e o Id, mas também o espaço intersubjetivo.
Este conceito na psicanálise, segundo Freud, refere-se à relação da realidade de uma pessoa através do Eu. Essa parte da personalidade é expressa pelo princípio da realidade, atuando como mediador entre o ego e o superego. O Eu se desenvolve a partir do Id, garantindo que os impulsos do Id sejam realizados de maneira aceitável no mundo real. Além disso, o Eu é constituído e determinado pela relação com o campo da alteridade, envolvendo não apenas o inconsciente e o Id, mas também o espaço intersubjetivo.
Citação de Victor Marcos de Souza Moreira em junho 11, 2024, 10:08 pmo Eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. segundp freud apenas o iconciente.
o Eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. segundp freud apenas o iconciente.
Citação de Jasmelino Geraldo da Silva Junior em junho 14, 2024, 5:52 pmO EU, segundo o conceito freudiano nos trás uma narrativa de um EU multifacetado (se é assim que devemos dizer) e intrigante, pois o EU visa buscar a conciliação instintiva do ID com as normas e expectativas do SuperEgo, e assim garantir a sobrevivência e bem-estar do indivíduo, sendo capaz de planejar, organizar e executar ações para alcançar os seus objetivos. O EU também avalia diferentes opções e toma decisões com base em valores, crenças e objetivos. O EU tem uma grande capacidade de dirimir conflitos internos entre o ID e o SuperEgo e a realidade externa, utilizando mecanismo de defesa.
O EU, segundo o conceito freudiano nos trás uma narrativa de um EU multifacetado (se é assim que devemos dizer) e intrigante, pois o EU visa buscar a conciliação instintiva do ID com as normas e expectativas do SuperEgo, e assim garantir a sobrevivência e bem-estar do indivíduo, sendo capaz de planejar, organizar e executar ações para alcançar os seus objetivos. O EU também avalia diferentes opções e toma decisões com base em valores, crenças e objetivos. O EU tem uma grande capacidade de dirimir conflitos internos entre o ID e o SuperEgo e a realidade externa, utilizando mecanismo de defesa.
Citação de Rosangela de Medeiros Ramos Piccoli em junho 19, 2024, 8:55 pmO eu é entendido como um repertório verbal que descreve as condições corporais e o comportamento do próprio indivíduo, é a parte do Id que se modificou através da influência externa e que se é construído em contingências sociais, por meio de questionamentos feitos pelos membros da comunidade verbal, que permitiram ao indivíduo voltar-se para si mesmo e a formação da personalidade dá-se nos primeiros anos de vida, quando as crianças lidam com os conflitos entre os impulsos biológicos inatos, ligados às pulsões e às exigências da sociedade.
O eu é entendido como um repertório verbal que descreve as condições corporais e o comportamento do próprio indivíduo, é a parte do Id que se modificou através da influência externa e que se é construído em contingências sociais, por meio de questionamentos feitos pelos membros da comunidade verbal, que permitiram ao indivíduo voltar-se para si mesmo e a formação da personalidade dá-se nos primeiros anos de vida, quando as crianças lidam com os conflitos entre os impulsos biológicos inatos, ligados às pulsões e às exigências da sociedade.
Citação de jean331 em junho 24, 2024, 12:49 amO termo EU, inicialmente teve como sede da consciência na primeira tópica no consciente, pré-consciente e inconsciente, pois, passa pelo processo de identificação, com a possibilidade de alteração de imagem e referência desse outro.
Ademais, Sigmund Freud introduziu os conceitos de id, ego e superego para referir-se à estrutura da personalidade. Sendo assim, realizando interação interna e com o mundo externo, com forças e instintos que trazem influências para os comportamentos.
O termo EU, inicialmente teve como sede da consciência na primeira tópica no consciente, pré-consciente e inconsciente, pois, passa pelo processo de identificação, com a possibilidade de alteração de imagem e referência desse outro.
Ademais, Sigmund Freud introduziu os conceitos de id, ego e superego para referir-se à estrutura da personalidade. Sendo assim, realizando interação interna e com o mundo externo, com forças e instintos que trazem influências para os comportamentos.