Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

O conceito de Eu na psicanálise é realmente multifacetado e oferece muitas perspectivas interessantes. Podemos explorar a visão de Freud, que via o Eu como parte da estrutura da mente juntamente com o Id e o Superego, e como centro da consciência e da realidade. Além disso, a abordagem de Jung traz uma compreensão mais ampla do Eu, incluindo a ideia de um Eu consciente e um Eu inconsciente, além da integração dos aspectos pessoais e coletivos da psique. Há também as contribuições de outros teóricos contemporâneos que enriquecem ainda mais essa compreensão.

O que podemos perceber do conceito do Eu e a Personalidade de Freud e Damasio, e que ambos entende os 3 sistemas existentes ID,Ego e Superego embora utilizem nomes diferentes em suas teses. Apesar disso, chegaram a mesma conclusão ao qual o ID se manifeste em nosso corpo fisico e ele esta moldando a nossa personalidade, baseada em varias influencias internas e externas, e influência de repressão trazida pelas imposições do Superego.

Damasio em sua tese trouxe o que acredito um complemento na estrutura dessevolvida por Freud sobre as acoes químicas do nosso sistema neural, e os acessos cerebrais causados nas sinapses influindo assim o nosso funcionamento fisico e até o nosso comportamento. Diante desta descoberta, entendeu-se também que a capacidade infinita que temos na neuroplasticidade podendo assim aprender novos comportamentos e alterar padrões repetitivos de repressões.

O que me chamou mais atenção foi no conteúdo complementar o fator que pode ocorrer referente a um acidente atingir certas regiões cerebrais de uma pessoa ha ponto de alterar a sua personalidade se tornando Mais fria e indiferente ou como posso definir sem empatia.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱