Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Irineu M Carvalho em julho 1, 2024, 3:14 amO Eu (Ego), é a parte da mente que lida com a realidade, mediando os impulsos do Id e as restrições do Superego. É regido segundo o princípio da realidade, tentando satisfazer os desejos de maneira prática e socialmente aceitável. É a parte consciente da personalidade que toma decisões e age no mundo.
Já, a Personalidade, segundo Freud, é o resultado da interação dinâmica entre três componentes: o Id (impulsos instintivos, sede da libido), o Ego (mecanismo de mediação com a realidade) e o Superego (moralidade e valores internalizados).
O Eu (Ego), é a parte da mente que lida com a realidade, mediando os impulsos do Id e as restrições do Superego. É regido segundo o princípio da realidade, tentando satisfazer os desejos de maneira prática e socialmente aceitável. É a parte consciente da personalidade que toma decisões e age no mundo.
Já, a Personalidade, segundo Freud, é o resultado da interação dinâmica entre três componentes: o Id (impulsos instintivos, sede da libido), o Ego (mecanismo de mediação com a realidade) e o Superego (moralidade e valores internalizados).
Citação de Jimena em julho 2, 2024, 10:47 pmBoa reflexão. Só fiquei pensando sobre o lugar que ocupa o Eu. Pelo que eu entendo na primeira tópica o Eu é a parte pré-consciente e consciente mas já na segunda tópica a partir da idéia de que o Eu surge como desdobramento do Id, depois do narcisismo primário, momento em que tém que lidar com as demandas pulsionais que não são satisfeitas paralelamente ao estadio do espelho o aparelho psíquico sofre uma cisão e nace o Eu desde o inconsciente.
Boa reflexão. Só fiquei pensando sobre o lugar que ocupa o Eu. Pelo que eu entendo na primeira tópica o Eu é a parte pré-consciente e consciente mas já na segunda tópica a partir da idéia de que o Eu surge como desdobramento do Id, depois do narcisismo primário, momento em que tém que lidar com as demandas pulsionais que não são satisfeitas paralelamente ao estadio do espelho o aparelho psíquico sofre uma cisão e nace o Eu desde o inconsciente.