Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Rosana Fernandes em julho 28, 2024, 12:49 pmNa Psicanálise, o conceito do Eu e da personalidade é abordado de maneira complexa e dinâmica, principalmente através das teorias de Freud. A psicanálise considera a mente humana como um sistema estruturado em diferentes partes, cada uma desempenhando um papel crucial na experiência do Eu. Na teoria do Eu é identificado como o Ego. O Ego é uma das três estruturas psíquicas principais juntamente com o Id e o Superego.
Id, parte mais primitiva e instintiva da mente, presente desde o nascimento. Opera segundo o principio do prazer, buscando satisfação imediata de desejos e necessidades básicas.
Ego, desenvolve-se a partir do Id a medida que a criança começa a interagir com a realidade . O Ego opera segundo o principio da realidade, mediando entre os impulsos do Id e as exigências do mundo externo.
Superego, representa a internalizacao de normas, valores e ideais culturais e parentais, é a parte moral da mente, que julga as ações e pensamento, impondo padrões de comportamento e promovendo sentimentos de culpa ou orgulho.
A personalidade, na perspectiva psicanalítica, é vista como o resultado da interação dinâmica entre essas três estruturas psíquicas o Id, Ego e Superego. A maneira como esses componentes se equilibram e conflitam influenciam profundamente os padrões de comportamento, pensamentos e emoções de um individuo.
Na Psicanálise, o conceito do Eu e da personalidade é abordado de maneira complexa e dinâmica, principalmente através das teorias de Freud. A psicanálise considera a mente humana como um sistema estruturado em diferentes partes, cada uma desempenhando um papel crucial na experiência do Eu. Na teoria do Eu é identificado como o Ego. O Ego é uma das três estruturas psíquicas principais juntamente com o Id e o Superego.
Id, parte mais primitiva e instintiva da mente, presente desde o nascimento. Opera segundo o principio do prazer, buscando satisfação imediata de desejos e necessidades básicas.
Ego, desenvolve-se a partir do Id a medida que a criança começa a interagir com a realidade . O Ego opera segundo o principio da realidade, mediando entre os impulsos do Id e as exigências do mundo externo.
Superego, representa a internalizacao de normas, valores e ideais culturais e parentais, é a parte moral da mente, que julga as ações e pensamento, impondo padrões de comportamento e promovendo sentimentos de culpa ou orgulho.
A personalidade, na perspectiva psicanalítica, é vista como o resultado da interação dinâmica entre essas três estruturas psíquicas o Id, Ego e Superego. A maneira como esses componentes se equilibram e conflitam influenciam profundamente os padrões de comportamento, pensamentos e emoções de um individuo.