Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Gerusa Guimaraes em julho 31, 2024, 1:42 am"Ao nascer, o ser humano não diferencia os limites de seu corpo, onde as sensações internas e externas encontram-se completa em desordem, posteriormente segundo o seu desenvolvimento". Após essa frase retirada dos estudos desse módulo, passamos para o julgamento inicial: o bom deve ser incorporado e o que for ruim deve ser colocado para fora. Já no segundo estágio encaramos o confronto com a realidade e assim o Eu forma-se a partir de um processo de modificação do id. Resumidamente, Id - objeto de satisfação imediata para reduzir a tensão; Ego - realidade, tenta equilibrar as demandas do id com as exigências da realidade do mundo externo e as ordens do Superego - proibições que podem gerar conflitos internos. Achei interessante nessa aprendizagem a idade da fase fálica - 3 a 5 anos, o que reforça a importância do equilíbrio familiar nessa fase educacional para não gerar tantos conflitos internos posteriormente.
"Ao nascer, o ser humano não diferencia os limites de seu corpo, onde as sensações internas e externas encontram-se completa em desordem, posteriormente segundo o seu desenvolvimento". Após essa frase retirada dos estudos desse módulo, passamos para o julgamento inicial: o bom deve ser incorporado e o que for ruim deve ser colocado para fora. Já no segundo estágio encaramos o confronto com a realidade e assim o Eu forma-se a partir de um processo de modificação do id. Resumidamente, Id - objeto de satisfação imediata para reduzir a tensão; Ego - realidade, tenta equilibrar as demandas do id com as exigências da realidade do mundo externo e as ordens do Superego - proibições que podem gerar conflitos internos. Achei interessante nessa aprendizagem a idade da fase fálica - 3 a 5 anos, o que reforça a importância do equilíbrio familiar nessa fase educacional para não gerar tantos conflitos internos posteriormente.