Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Darlan Carvalho em setembro 20, 2022, 7:07 pmEu (do termo do latim vulgar eo) designa, na psicologia, a instância interna conhecedora (“eu” como “conhecedor”), portadora de consciência, em oposição ao si mesmo, o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio (“si mesmo” como “conhecido”). Pode ser considerado um sinônimo de personalidade.
Segundo Freud (1933/1932, p. 39), o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. Afirmar a origem do eu no Id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instância responsável pelos comportamentos razoáveis.
A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.
Eu (do termo do latim vulgar eo) designa, na psicologia, a instância interna conhecedora (“eu” como “conhecedor”), portadora de consciência, em oposição ao si mesmo, o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio (“si mesmo” como “conhecido”). Pode ser considerado um sinônimo de personalidade.
Segundo Freud (1933/1932, p. 39), o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id. Afirmar a origem do eu no Id acentua a dimensão de alteridade presente nessa instância responsável pelos comportamentos razoáveis.
A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.