Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

CONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE

A psicanálise, concebida por Sigmund Freud, é uma teoria e prática terapêutica centrada na compreensão do inconsciente e dos processos mentais que influenciam o comportamento humano. Freud formulou uma psicanálise a partir de observações clínicas, buscando investigar o funcionamento da mente e os mecanismos psíquicos que se ocultam além da percepção consciente. Propôs que a mente humana é composta por camadas – consciente, pré-consciente e inconsciente. Os inconscientes escondem desejos, memórias e impulsos que foram reprimidos, muitas vezes por serem socialmente inaceitáveis ​​ou dolorosos. Esses conteúdos, embora não sejam acessíveis diretamente à consciência, influenciam o comportamento e as emoções, emergindo, por exemplo, nos sonhos e nos lapsos de linguagem

Moises Cesar Barros Oliveira has reacted to this post.
Moises Cesar Barros Oliveira

A palavra eu pode ter vários pontos de vista. Em primeiro lugar, esta palavra se refere à individualidade pessoal, a primeira pessoa do singular que acompanha um verbo. O eu é importante na vida das pessoas, uma vez que cada ser humano está acostumado a observar a realidade a partir do seu próprio ponto de vista.

A personalidade se refere a diferenças individuais em padrões característicos de pensar, sentir e agir. É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social. Em outras palavras, a personalidade é o que torna cada pessoa única.

Conforme o que estudamos, Segundo Freud (1933/1932, p. 39), o eu é aquela parte do Id que foi modificada pela influência direta do mundo externo e que visa aplicar a influência da realidade externa sobre o Id.No caso do conceito de Eu em psicanálise, sua endoconsistência
deriva da relação profunda entre, pelo menos, os seguintes componentes:
Eu-real, Eu-prazer, Eu ideal, ideal de Eu e Eu-corporal. Já sua exoconsistência refere-se às pontes entre Eu e Isso, Eu e Supereu, Eu e Pré-consciente/Consciente, Eu e Inconsciente, para citar somente as mais evidentes. Tais pontes são o que confere a um conceito seu sentido, pois, tal como na definição saussuriana de signo (Saussure, 1916/1995), para significar, um conceito não pode ser nem estar isolado. Assim, abordar o Eu em Freud implica necessariamente operar com as pontes que ele supõe e, eventualmente, atravessá-la. Por outro lado, embora saibamos da inseparabilidade entre os componentes do conceito de Eu, gostaríamos de aprofundar particularmente um deles - o Eu-corporal -, deixando os outros em suspenso, embora estejam necessariamente ativos.

O Eu é um conjunto de fatores pré existentes na mente humana que conecta a todo o ser. Cada Eu único, como um CPF. Ele nasceu com o sujeito e morre com ele.  O eu é tudo aquilo que pode ser visualizado no ser.

A personalidade ela é também um elemento único de cada um, se trata de tudo que se pode ouvir, falar e observar. Com suas variantes de tipos e formatos.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱