Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

conceito do Eu e da Personalidade

Na psicanálise, o conceito do "eu" (ou ego) está ligado à teoria estrutural da mente de Freud, que divide a psique em três instâncias: id, ego e superego. O ego é responsável por mediar os desejos instintivos do id, as exigências morais do superego e a realidade externa, buscando equilíbrio e reduzindo conflitos psíquicos.

Já a personalidade, na visão psicanalítica, é resultado da interação dessas instâncias e dos conflitos que surgem ao longo do desenvolvimento psicossexual. Traumas, repressões e experiências na infância moldam as características individuais, influenciando comportamentos, desejos e padrões emocionais. Assim, a psicanálise vê o "eu" e a personalidade como construções dinâmicas, profundamente influenciadas pelo inconsciente e pelos processos de defesa.

A Psicanálise concebe o EU e a personalidade  como estruturas construídas dinamicamente e são influenciadas pelo inconsciente. Já a definição da personalidade, perpassa pela interação das instâncias psíquicas e dos conflitos que surgem ao longo da vida, a partir dos traumas e experiências negativas, disfuncionais trazidas da infância. Desse modo, o conceito do EU decorrente da metapsicologia de Freud, fala da realidade das  pessoas por meio do EU, que se refere a individualidade do sujeito.