Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da personalidade

Ao nascer o ser humano não diferencia os limites do seu corpo e nem as sensações. Com o desenvolvimento a superfície do corpo começa a ser desenvolvida, iniciando a constituição do seu esquema e imagem corporal e estruturando o seu eu.

As primeiras experiências marcaram o seu corpo e definiram a formação do seu aparelho psíquico.

O aparelho psíquico é representado pelo Id, Ego e Superego. O ego é parte do Id que foi modificado pela influência direta do mundo externo por intermédio da consciência. Uma parte do Id, na evolução do ser humano, se destacou e criou o ego. O superego é a instância onde as proibições externas são internalizadas, se torna juiz, onde dita o certo e o errado.

O id é como um reservatório pulsional desorganizado, o ego é uma instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo, onde acata o princípio da realidade. O superego é a instância que se assemelha a um juiz, também impede os impulsos do id.

O eu é uma instância que não se conclui, poi em seu âmago possui uma divisão e se formará ao redor dela. O extremo, inicialmente, será analisado em algo bom ou ruim, se for bom fica, se for ruim é descartado. Também observará o que é interno ou não, o que lhe pertence ou não. Verificará ou não a presença real do que foi representado no psiquismo. O objetivo e o subjetivo são diferenciados.

O eu, será formado nesse processo, pela modificação do id ocorrida no contato com a realidade. O eu é responsável pelos comportamentos plausíveis.  Ele empreende e forma uma identidade ilusória com os vestígios dos outros que cruzaram a área pulsional do sujeito.

A personalidade é constituída pelos três sistemas. O id que é o sistema originário da personalidade, a instância inconsciente, reservatório das energias psíquicas, onde fica localizada as pulsões, os desejos e o instinto. O ego representa a realidade, equilibra o id com as exigências da realidade. Busca manter a segurança do indivíduo e ajuda na integração com a sociedade. É regido pelo princípio da realidade, regulador da memória, sentimento e pensamento.  Toma decisões e controla ações considerando a realidade, se desenvolve no nascimento. O superego é formado quando a criança internaliza as proibições, os limites e a autoridade imposta pelos adultos.

Segundo Freud são cinco os estágios da personalidade, sendo eles o oral, fálico, anal, latência e genital.