Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

A psicanálise surgiu a partir de análises da narrativa dos próprios pacientes de Freud, onde ele quis entender os motivos que geravam psicopatologias.

Em sua análise, percebeu a existência de comportamentos gerados de forma inconsciente, estruturando assim os conceitos de consciência, pré-consciência e inconsciência.

Em seguida ele organizou a estrutura psíquica como: id, ego e superego.

Onde, de forma geral, o id corresponde aos desejos, o ego corresponde a racionalidade, possibilidades e tomada de decisões e o superego atua na parte moral (benéfico ou prejudicial).

Tudo começa com a pessoa ainda no ventre, onde tem todas as suas necessidades supridas e é plenamente saciada em seus desejos, depois entra a fase de desamparo, onde precisa da ajuda de alguém para suprir suas necessidades (geralmente a mãe), após, tem o estádio espelho, onde dos 6 aos 18 meses o bebê se identifica como estrutura física e indivíduo, através do olhar no espelho e confirmação com um observador o chamando.

Conforme a criança vai crescendo, vai gerando experiências que moldam principalmente o ego e superego, que trabalham em conjunto ao id para reproduzir pensamentos conscientes e inconscientes, crenças e condutas morais, que formam a personalidade, que permanece em constante alteração, através das experiências que continuam ao decorrer da vida.

PARA UM DESENVOLVIMENTO SOCIAL SAUDÁVEL É PRECISO SE ADEQUAR AOS CONTUMES E O QUE É MORALMENTE ACEITÁVEL EM UMA COMUIDADE NO QUAL ESTÁ INSERIDO, ISSO SE DÁ NO DESENVOLVIMENTO E FORMAÇAO DE UMA IMAGEM PESSOAL SEGUINDO AS CONVIVENCIAS MAIS PROXIMAS.

Conceito do eu e da personalidade são fundamentais para entender a identidade e o comportamento humano .

Freud concebe o eu como a instância mediadora da personalidade, equilibrando os impulsos do id (primitivo e regido pelo princípio do prazer), as exigências morais do superego (formado por valores internalizados) e a realidade externa. A personalidade, para Freud, é dinâmica e se desenvolve em estágios psicosexuais, nos quais conflitos precisam ser resolvidos para um crescimento saudável. O eu utiliza mecanismos de defesa para lidar com tensões e angústias, protegendo a psique. Inicialmente, o desenvolvimento é marcado pelo narcisismo primário (investimento libidinal no eu), que se expande para os objetos externos, mas pode regredir em condições patológicas, como na esquizofrenia.