Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Emídio Alves Júnior em dezembro 14, 2024, 12:57 amEssa temática é primordial para entender melhor o funcionamento humano em sua identidade e em seu comportamento diante do mundo externo que muitas vezes interfere no mundo interno. O Eu se define como consciência de si mesma, algo subjetivo do que a pessoa tem de si própria sendo criado pelo fator narcísico. A personalidade é criada segundo a psicanálise por cinco estágios (oral, anal, fálico, latência e genital) incluindo fatores genéticos, externos (ambiente) e a sua vivência (experiência de vida).
Essa temática é primordial para entender melhor o funcionamento humano em sua identidade e em seu comportamento diante do mundo externo que muitas vezes interfere no mundo interno. O Eu se define como consciência de si mesma, algo subjetivo do que a pessoa tem de si própria sendo criado pelo fator narcísico. A personalidade é criada segundo a psicanálise por cinco estágios (oral, anal, fálico, latência e genital) incluindo fatores genéticos, externos (ambiente) e a sua vivência (experiência de vida).
Citação de cinarabellissimo@gmail.com em janeiro 3, 2025, 12:02 amA personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.
A personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.
Citação de Albano Marques Nunes Junior em janeiro 6, 2025, 11:08 pmO eu e a personalidade de Freud têm a ver com como lidamos com nossos desejos, regras e a realidade.
Citação de Aline dos Santos Ramos em janeiro 13, 2025, 7:03 pmO eu e a personalidade estão relacionadas diretamente com o a estrutura do aparelho psíquico explicada por freud. EGO, ID e SUPEREGO ( podemos considerar essa questão como componente interno do ser). Esse componente interno interage diretamente com o componente externo e criam a nossa consciência de mundo, do como interpretamos o meio em que estamos inseridos. Esse componente externo é visto como: o ambiente em que vivemos e adquirimos crenças, ou seja, a nossa base familiar e as crenças impostas pela sociedade.
O eu e a personalidade estão relacionadas diretamente com o a estrutura do aparelho psíquico explicada por freud. EGO, ID e SUPEREGO ( podemos considerar essa questão como componente interno do ser). Esse componente interno interage diretamente com o componente externo e criam a nossa consciência de mundo, do como interpretamos o meio em que estamos inseridos. Esse componente externo é visto como: o ambiente em que vivemos e adquirimos crenças, ou seja, a nossa base familiar e as crenças impostas pela sociedade.
Citação de Livia Carvalho em janeiro 14, 2025, 2:11 amResumindo o aprendizado, na psicanálise, os conceitos de eu e personalidade são centrais para entender o funcionamento psíquico do indivíduo. Esses conceitos estão relacionados às teorias desenvolvidas por Sigmund Freud e seus sucessores, que buscaram compreender a mente humana e suas dinâmicas inconscientes.
O Eu na Psicanálise
O Eu (ou Ego) é uma das três instâncias da mente, segundo Freud, junto com o Id (instintos e desejos inconscientes) e o Superego (valores morais e éticos). O Eu:
Media os impulsos do Id, as exigências do Superego e a realidade externa.
Atua com mecanismos de defesa ( repressão, negação) para lidar com conflitos internos e proteger a psique.
É responsável pelo senso de identidade e adaptação à realidade.
A Personalidade na Psicanálise
A personalidade é moldada pelo desenvolvimento psicossexual, dividido em cinco fases (oral, anal, fálica, latente e genital). Cada estágio reflete o foco da libido em diferentes zonas do corpo.
Desequilíbrios ou traumas em uma fase podem levar a fixações, influenciando comportamentos e traços de personalidade na vida adulta.
A personalidade também é formada pela interação entre Id, Ego e Superego, além das influências inconscientes, culturais e familiares.
Basicamente, o Eu é o mediador do psiquismo, e a personalidade resulta do desenvolvimento e da resolução dos conflitos internos ao longo da vida.
Resumindo o aprendizado, na psicanálise, os conceitos de eu e personalidade são centrais para entender o funcionamento psíquico do indivíduo. Esses conceitos estão relacionados às teorias desenvolvidas por Sigmund Freud e seus sucessores, que buscaram compreender a mente humana e suas dinâmicas inconscientes.
O Eu na Psicanálise
O Eu (ou Ego) é uma das três instâncias da mente, segundo Freud, junto com o Id (instintos e desejos inconscientes) e o Superego (valores morais e éticos). O Eu:
Media os impulsos do Id, as exigências do Superego e a realidade externa.
Atua com mecanismos de defesa ( repressão, negação) para lidar com conflitos internos e proteger a psique.
É responsável pelo senso de identidade e adaptação à realidade.
A Personalidade na Psicanálise
A personalidade é moldada pelo desenvolvimento psicossexual, dividido em cinco fases (oral, anal, fálica, latente e genital). Cada estágio reflete o foco da libido em diferentes zonas do corpo.
Desequilíbrios ou traumas em uma fase podem levar a fixações, influenciando comportamentos e traços de personalidade na vida adulta.
A personalidade também é formada pela interação entre Id, Ego e Superego, além das influências inconscientes, culturais e familiares.
Basicamente, o Eu é o mediador do psiquismo, e a personalidade resulta do desenvolvimento e da resolução dos conflitos internos ao longo da vida.