Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade.

Os conceitos de "eu" (ego) em Freud e de "self" em Damásio eu entendo que representam abordagens distintas sobre a constituição do sujeito, no entanto, a meu ver, são complementares. Enquanto Freud aborda o eu a partir de uma perspectiva psicanalítica, enfatizando o inconsciente e os conflitos internos, já Damásio, traz uma visão neurocientífica e fenomenológica focando nos processos biológicos e conscientes envolvidos na construção do self. Damásio aborda o self em seus estudos sobre o cérebro, o corpo e a mente. ele propõe que o self é um processo dinâmico e continuo, enraizado em mecanismos biológicos  e que emerge da interação entre o organismo e o ambiente. O self é a representação que o indivíduo tem de si mesmo em relação ao mundo, construído a partir das experiências corporais, emocionais e cognitivas.

APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA has reacted to this post.
APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA

Entende-se que a psicanálise é uma teoria que busca compreender o comportamento humano a partir da mente humana,  ao permitir que o indivíduo tenha uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos seus comportamentos. Através da análise  do "Eu" em Freud, " eu sou meu corpo", já na visão de Damásio essa visão é de "Self", a dupla constituição- social e biológica não pode ser mais negligenciada pela aproximação entre as ideias produzidas pela psicanálise e pela neurociência, conforme o artigo apresentado.

Apesar de o conceito de "eu" e de "self" se assemelharem em alguns aspectos, a teoria de Freud é baseada em estudos analíticos com seus pacientes e a teoria de Damásio traz a luz os estudos da neurociência e da psicologia. no ramo da psquiatria temos o Dr. Augusto Cury que trata a psique em suas doenças existenciais em 04 fenomenos: Gatilho da memória, janela killer, âncora emocional e alto fluxo.

Acredito que em cada estudo se crie seus rótulos, porém todos eles entendem que os acontecimentos dentro da psique acontecem da mesma forma.