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Conceito do Eu e da Personalidade

O EU se forma na interação entre o indivíduo e o mundo externo, mediando as demandas do id, do superego e da realidade. Ele se constitui a partir de identificações e da internalização de experiências, especialmente na infância.

A personalidade é vista como o resultado da dinâmica entre o id, o ego e o superego, moldada por conflitos inconscientes e experiências de vida. Ela reflete os esforços do ego para equilibrar os desejos instintivos, os valores morais e as demandas do mundo externo.

O inconsciente é a parte da mente que guarda desejos, memórias e impulsos reprimidos. Ele influencia pensamentos e comportamentos de forma indireta, manifestando-se em sonhos, lapsos e sintomas.

As pulsões são forças internas que impulsionam o comportamento humano. Freud identificou duas principais: a pulsão de vida (Eros), ligada à sobrevivência e reprodução, e a pulsão de morte (Thanatos), associada à destruição e ao retorno ao estado inanimado.

O Id é instintivo, está em busca de prazer imediato e é indiferente à realidade ou moralidade. O Ego é racional, mediador entre id e superego e é guiado pelo princípio da realidade. O Superego é moralizador, internaliza a ética e os valores e funciona como uma consciência.

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Kassia Carvalho

Para Freud existem 3 pilares para a formação do e eu e da personalidade, são eles: inconsciente, complexo de édipo e a sexualidade.

O EU, através do narcisismo primário,   e a personalidade através do ID, EGO e o SUPEREGO, onde o ID segue o princípio do prazer, conhecendo apenas a realidade subjetiva da mente, o EGO acata o princípio da realidade, e o SUPEREGO, acata a moralidade.

No Eu a constituição se dá através da imagem corporal diferenciando o EU do OUTRO.

O EU se forma a partir da modificação do ID em contato com a realidade.

Existem também o EU IDEAL ( olhar do outro), o que você é através da ótica do outro. O que você realmente é.

IDEAL DE EU:  Baseado nos imperativos sociais - superego, o que você deseja ser para aprovação do outro.

Assim o EU se constitui pela imagem do outro como um espelho.