Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Vanessa Teixeira de Melo em janeiro 26, 2025, 7:38 pmFreud descreveu o Eu como a parte da personalidade que se desenvolve a partir do Id, a instância mais primitiva e impulsionada pelos instintos, principalmente o sexual e o agressivo. O Eu funciona como um mediador entre o Id, o Superego (a parte moral da personalidade) e o mundo externo. O Eu tem como função principal buscar a satisfação dos desejos do Id de maneira realista e socialmente aceitável, levando em conta as demandas do Superego e as restrições do mundo exterior. É o Eu que nos permite lidar com a ansiedade, tomar decisões e construir relações com os outros.
Freud descreveu o Eu como a parte da personalidade que se desenvolve a partir do Id, a instância mais primitiva e impulsionada pelos instintos, principalmente o sexual e o agressivo. O Eu funciona como um mediador entre o Id, o Superego (a parte moral da personalidade) e o mundo externo. O Eu tem como função principal buscar a satisfação dos desejos do Id de maneira realista e socialmente aceitável, levando em conta as demandas do Superego e as restrições do mundo exterior. É o Eu que nos permite lidar com a ansiedade, tomar decisões e construir relações com os outros.