Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Paula Rodrigues em janeiro 28, 2025, 12:25 amA constituição do eu esta relacionada com o narcisismo primário.
A personalidade é constituída por três estruturas : id ;ego e superego.
O id é um sistema inconsciente onde é associado aos impulsos e desejosos humanos, quer alcançar o prazer a qquer custo. Não é barrado pela razão e moral.
O ego é guiado pela racionalidade ,pelo realismo e pela capacidade de controlar os impulsos .É a forma moderada do id.
O superego é a estrutura mais refinada da personalidade, é onde residem os valores e a moral de cada pessoa, ele atua na pressão dos desejos.
A constituição do eu esta relacionada com o narcisismo primário.
A personalidade é constituída por três estruturas : id ;ego e superego.
O id é um sistema inconsciente onde é associado aos impulsos e desejosos humanos, quer alcançar o prazer a qquer custo. Não é barrado pela razão e moral.
O ego é guiado pela racionalidade ,pelo realismo e pela capacidade de controlar os impulsos .É a forma moderada do id.
O superego é a estrutura mais refinada da personalidade, é onde residem os valores e a moral de cada pessoa, ele atua na pressão dos desejos.
Citação de Cezar lemos em janeiro 28, 2025, 4:34 amEntender a formação do eu, é de extrema importância para um aprofundamento em questões que envolve tanto o nosso autoconhecimento, quanto como se dar as diversas estruturas da nossa vida em sociedade, já que é a partir da manipulação do eu, ou seja do nosso psicológico, que se pode moldar toda uma sociedade, o neoliberalismo além de ser uma forma de gestão econômica, é uma forma de gestão psíquica que modificou nossas formas de nos relacionar.
Entender a formação do eu, é de extrema importância para um aprofundamento em questões que envolve tanto o nosso autoconhecimento, quanto como se dar as diversas estruturas da nossa vida em sociedade, já que é a partir da manipulação do eu, ou seja do nosso psicológico, que se pode moldar toda uma sociedade, o neoliberalismo além de ser uma forma de gestão econômica, é uma forma de gestão psíquica que modificou nossas formas de nos relacionar.