Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Juliana da Conceicao Batista de Oliveira em janeiro 30, 2025, 5:08 amO eu se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.
É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social. Em outras palavras, a personalidade é o que torna cada pessoa única.
O desenvolvimento da personalidade se dá ao longo do tempo, com grande influência das experiências vividas na infância. No entanto, a personalidade não é imutável e, portanto, pode sofrer alterações conforme as vivências e o momento de vida da pessoa
O eu se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.
É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social. Em outras palavras, a personalidade é o que torna cada pessoa única.
O desenvolvimento da personalidade se dá ao longo do tempo, com grande influência das experiências vividas na infância. No entanto, a personalidade não é imutável e, portanto, pode sofrer alterações conforme as vivências e o momento de vida da pessoa