Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

O eu é uma parte do id. O eu atua como conciliador entre o ego e o superego, buscando equilíbrio entre desejo e com a parte realista do ego.

Já na personalidade temos padrões com características de pensar, sentir e agir de uma pessoa está relacionada à identidade e individualidade de uma pessoa.

Freud via o "eu" como uma construção cheia de conflitos, moldada por desejos inconscientes e experiências da infância. Ele acreditava que a personalidade surge da luta entre impulsos internos e as regras do mundo externo. Lacan, por sua vez, trouxe a ideia do estádio do espelho: o momento em que a criança se reconhece no espelho e começa a formar uma imagem de si, mesmo que essa imagem seja uma ilusão. Outros, como Jung, falaram do inconsciente coletivo e dos arquétipos, que influenciam quem somos. Adler focou na busca por superação de sentimentos de inferioridade. No fim, todos mostram que o "eu" e a personalidade são construções complexas, influenciadas por experiências, relações e até ilusões sobre nós mesmos.