Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Claudinei da Silva em fevereiro 23, 2025, 1:13 amA origem do EU se encontra na instância do Id, onde a criança busca a sim mesma como objeto de amor. A constituição do Eu esta ligado ao narcisismo primário (amor próprio). Já a Personalidade é desenvolvida e constituída segundo a psicanálise pelas três instâncias Id, Ego e Superego, para Freud a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios (oral, anal, fálito, latência e genital).
Algumas das características do Id, Ego e Superego:
Id - É impulsionado a obter a satisfação e o prazer de qualquer forma sem se preocupar com as consequências.
Ego - É a parte consciente que faz a ligação do EU interior com o mundo exterior onde se encontra o pensamento, a fala presente o principio da realidade.
Superego - Impulsos que age como um juiz no tocante ao Ego optando no que é moralmente correto, aceito pela sociedade
A psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem um método terapeutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber (análise didática e supervisão). Os três pilares salientados por Freud são: o Inconsciente, o Complexo de Édipo e a Sexualidade.
O inconsciente se revela ao consciente por meio dos sonhos, dos lapsos, dos jogos de palavras e dos atos falhos.
A origem do EU se encontra na instância do Id, onde a criança busca a sim mesma como objeto de amor. A constituição do Eu esta ligado ao narcisismo primário (amor próprio). Já a Personalidade é desenvolvida e constituída segundo a psicanálise pelas três instâncias Id, Ego e Superego, para Freud a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios (oral, anal, fálito, latência e genital).
Algumas das características do Id, Ego e Superego:
Id - É impulsionado a obter a satisfação e o prazer de qualquer forma sem se preocupar com as consequências.
Ego - É a parte consciente que faz a ligação do EU interior com o mundo exterior onde se encontra o pensamento, a fala presente o principio da realidade.
Superego - Impulsos que age como um juiz no tocante ao Ego optando no que é moralmente correto, aceito pela sociedade
A psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem um método terapeutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber (análise didática e supervisão). Os três pilares salientados por Freud são: o Inconsciente, o Complexo de Édipo e a Sexualidade.
O inconsciente se revela ao consciente por meio dos sonhos, dos lapsos, dos jogos de palavras e dos atos falhos.