Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Gilvan Santos de Almeida em março 6, 2025, 8:14 pmÀ luz dos conceitos estudados, percebemos que houve uma evolução na teoria psicanalítica de Freud, especialmente no que tange a constituição do eu, que na 1ª tópica, o aparelho psíquico é composto pelo inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Na 2ª tópica, após a revisão da teoria, Freud estabeleceu o que ficou conhecido como o modelo estrutural do dinâmico do aparelho psíquico, o qual identifico as 3 instâncias do eu: Ego, id e o superego.
O id como sendo a parte mais inconsciente da mente, o qual é guiado pelo prazer. O ego é área da mente que lida com a realidade, fazendo uma mediação entre o id e as necessidades externas. Já o superego está focado nas proibições, nos valores e nas normas, atuando como um juiz, reparando os excessos do id.
Assim, psicanálise, a personalidade é compreendida por esses três sistemas que atuam em conjunto: o id, o ego e o superego. O id é onde se origina a personalidade, no inconsciente com as pulsões, instintos e desejos. Mas como dito antes, as três instancias atuam em conjunto e de forma dinâmica para formar o eu. O ego levando o inconsciente a lidar com a realidade de forma racional e o superego trazendo os valores e as punições para frear os excessos do id.
À luz dos conceitos estudados, percebemos que houve uma evolução na teoria psicanalítica de Freud, especialmente no que tange a constituição do eu, que na 1ª tópica, o aparelho psíquico é composto pelo inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Na 2ª tópica, após a revisão da teoria, Freud estabeleceu o que ficou conhecido como o modelo estrutural do dinâmico do aparelho psíquico, o qual identifico as 3 instâncias do eu: Ego, id e o superego.
O id como sendo a parte mais inconsciente da mente, o qual é guiado pelo prazer. O ego é área da mente que lida com a realidade, fazendo uma mediação entre o id e as necessidades externas. Já o superego está focado nas proibições, nos valores e nas normas, atuando como um juiz, reparando os excessos do id.
Assim, psicanálise, a personalidade é compreendida por esses três sistemas que atuam em conjunto: o id, o ego e o superego. O id é onde se origina a personalidade, no inconsciente com as pulsões, instintos e desejos. Mas como dito antes, as três instancias atuam em conjunto e de forma dinâmica para formar o eu. O ego levando o inconsciente a lidar com a realidade de forma racional e o superego trazendo os valores e as punições para frear os excessos do id.