Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

A personalidade humana segundo Freud é composta por três instâncias : o ID , que busca satisfação imediata dos desejos; o EGO, princípio da realidade; e o SUPEREGO, consciência moral.O processo de desenvolvimento do eu é complexo e ocorre ao longo da infância, à medida que a criança interage com os pais e a sociedade.Freud também enfatizou a importância das fases do desenvolvimento psicosexual, onde experiências em cada fase podem influenciar a formação do eu e a personalidade adulta.Sendo assim, o eu se constitui através da interação entre os impulsos instintivos do ID, as exigências da realidade e as normas morais do Superego, formando assim a base da personalidade e do comportamento humano.

Neste módulo também foi apresentado a definição de Personalidade e Psicanálise.Sendo assim, podemos estabelecer que "Personalidade" é o conjunto de características, traços e padrões de comportamento que definem um indivíduo.Ela abrange aspectos emocionais influenciando como uma pessoa pensa,sente e age em diferentes situações. A personalidade é formada por uma combinação de fatores genéticos, experiências de vida, ambiente e interações sociais. É única para cada indivíduo e pode se manifestar de diversas maneiras ao longo da vida.Já a "Psicanálise", é uma abordagem teórica e terapêutica desenvolvida por Freud no final do século .XIX.Ela se concentra no estudo do inconsciente e na influência que ele exerce sobre o comportamento humano.A psicanálise propõe que muitos dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são moldados por desejos e conflitos inconscientes frequentemente através de técnicas como a livre associação, análise dos sonhos e interpretação de lapsos. O objetivo é trazer à consciência esses conflitos, permitindo que o indivíduo compreenda melhor a si mesmo, e assim, possa lidar com suas dificuldades emocionais.