Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da PersonalidadeConceito do Eu e da personalidade
Conceito do Eu e da personalidade
Thais Vieira@thais-vieira
7 Posts
#1 · março 15, 2025, 1:30 pm
Citação de Thais Vieira em março 15, 2025, 1:30 pmo conceito de "eu" é a instância interna que conhece e tem consciência de si, enquanto a personalidade é um conjunto de padrões de pensar, sentir e agir.
Conceito de "eu":
- O "eu" é um repertório verbal que descreve o corpo e o comportamento de uma pessoa
- O "eu" é construído em situações sociais, por meio de questionamentos da comunidade
- O "eu" é constituído na relação com o outro
- O "eu" é um sinônimo de personalidade
Conceito de personalidade:
- A personalidade é um conjunto de padrões de pensar, sentir e agir
- A personalidade é um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa
- A personalidade é relevante tanto a nível pessoal quanto social
Psicanálise e conceito de "eu":
- Na teoria freudiana, o "eu" só ganha consistência e estatuto de conceito psicanalítico após a virada de 1920
- Freud dedicou poucas palavras à noção de "Eu-corporal"
- O "eu ideal" pressupõe perfeição, valoração ao que caracteriza alguém como um ser ilibado, irreparável, sempre de natureza modelar
o conceito de "eu" é a instância interna que conhece e tem consciência de si, enquanto a personalidade é um conjunto de padrões de pensar, sentir e agir.
Conceito de "eu":
- O "eu" é um repertório verbal que descreve o corpo e o comportamento de uma pessoa
- O "eu" é construído em situações sociais, por meio de questionamentos da comunidade
- O "eu" é constituído na relação com o outro
- O "eu" é um sinônimo de personalidade
Conceito de personalidade:
- A personalidade é um conjunto de padrões de pensar, sentir e agir
- A personalidade é um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa
- A personalidade é relevante tanto a nível pessoal quanto social
Psicanálise e conceito de "eu":
- Na teoria freudiana, o "eu" só ganha consistência e estatuto de conceito psicanalítico após a virada de 1920
- Freud dedicou poucas palavras à noção de "Eu-corporal"
- O "eu ideal" pressupõe perfeição, valoração ao que caracteriza alguém como um ser ilibado, irreparável, sempre de natureza modelar
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0