Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade.

O eu opera segundo o princípio da realidade, buscando satisfazer os desejos do id de maneiras socialmente aceitáveis e seguras, adiando a gratificação imediata quando necessário. Para realizar essa mediação, o eu utiliza uma variedade de mecanismos de defesa inconscientes, como a repressão, a negação, a projeção, entre outros, para lidar com a ansiedade e os conflitos psíquicos. O eu é a parte da psique mais próxima da consciência e responsável pelo pensamento lógico, pela percepção da realidade, pela memória, pela tomada de decisões e pelo senso de identidade.

A personalidade, na perspectiva psicanalítica, é entendida como a organização dinâmica dos sistemas psíquicos (id, ego e superego) e os padrões característicos de pensamento, sentimento e comportamento que emergem dessa interação única em cada indivíduo. A formação da personalidade é um processo complexo e contínuo, fortemente influenciado pelas experiências da primeira infância, especialmente as relações com os pais e a forma como os conflitos psicossexuais são resolvidos em cada fase do desenvolvimento (oral, anal, fálica, latência e genital).