Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do eu e da personalidade

Entendi a formação do eu (ego) e da personalidade, e na estrutura do aparelho psíquico dividido em três instâncias: id, ego e superego.

O eu (ego) se forma a partir do contato com a realidade externa, diferenciando-se do id, que é puramente instintivo, e do superego, que representa as normas sociais aprendidas, por familias e cuidadores. A formação do eu ocorre em um processo de identificação com figuras externas (como os pais), passando por fases marcadas pelo narcisismo primário, no qual o bebê inicialmente se vê como o centro do mundo, até o surgimento do ideal do eu, projetados pelas expectativas dos outros. O id representa os desejos e impulsos inconscientes regidos pelo princípio do prazer. O ego, é guiado pelo princípio da realidade e age como mediador entre o id, o superego e o mundo externo. O superego funciona como uma instância crítica e moral, internalizando as proibições que lhe foi imposto.  A personalidade, na visão psicanalítica, é resultante da interação dessas três instâncias e do modo como os conflitos internos são resolvidos ao longo do desenvolvimento psicossexual.  e os  mecanismos de defesa (como repressão, negação, projeção) são estratégias inconscientes usadas pelo ego para lidar com a ansiedade gerada por esses conflitos