Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

"Eu"

Instância psíquica responsável pela consciência e pela interação do indivíduo om o mundo externos.

"Personamidade"

É o conjunto de características psicológicas que determinam padrões de pensamento, sentimento e comportamento. 

Na Teoria de Freud ; a personalidade humana é produto da luta entre nossos impulsos e a busca pelo prazer,  sem deixar de lado os limites sociais como entidades reguladoras.

É  o resultado da forma como cada pessoa usa para lidar com seus conflitos internos e as demandas do exterior.

O Eu busca o concílio entre as necessidades do Id, com as restrições da realidade e as exigências do Superego.

A Personalidade é um conjuntos de traços psicológicos que definem como a pessoa pensa, sente e age.

Muito influenciada por fatores genéticos,  ambientais e pelas experiências de vida, com as experiências da infância.

O Eu, tem a responsabilidade da percepção,  pensamento,  memória e tomada de decisões  conscientes

Por esta razão,  Freud compreende que o Eu é a instância central na formação é do funcionamento da Personalidade.