Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Stephany Mingure Moure Porto em maio 8, 2025, 6:28 pmA teoria freudiana sobre o eu e a personalidade nos convida a pensar o ser humano como um campo de conflitos psíquicos. Para Freud, o eu (ego) é a instância responsável por mediar as exigências do id (impulsos instintivos) e do superego (normas e valores internalizados), mantendo o equilíbrio com a realidade externa. A personalidade, por sua vez, é formada a partir dessa dinâmica constante entre forças internas e externas. Ela se constitui historicamente, desde a infância, marcada por vivências afetivas, repressões e mecanismos de defesa. Essa perspectiva mostra que o sujeito não é senhor absoluto de si, mas está atravessado por desejos inconscientes que moldam seu modo de ser no mundo.
A teoria freudiana sobre o eu e a personalidade nos convida a pensar o ser humano como um campo de conflitos psíquicos. Para Freud, o eu (ego) é a instância responsável por mediar as exigências do id (impulsos instintivos) e do superego (normas e valores internalizados), mantendo o equilíbrio com a realidade externa. A personalidade, por sua vez, é formada a partir dessa dinâmica constante entre forças internas e externas. Ela se constitui historicamente, desde a infância, marcada por vivências afetivas, repressões e mecanismos de defesa. Essa perspectiva mostra que o sujeito não é senhor absoluto de si, mas está atravessado por desejos inconscientes que moldam seu modo de ser no mundo.