Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de vitoria santos em maio 12, 2025, 2:44 pmO eu e a personalidade estão integrados dentro de uma estrutura tripartida da mente, composta por três instâncias: id (isso), ego (eu) e superego (supereu). O ego é a parte da mente responsável pela realidade, consciência e mediação entre os desejos instintivos do id e as exigências morais do superego, além das limitações impostas pelo mundo externo.
- Atua segundo o princípio da realidade, ou seja, busca satisfazer os desejos do id de maneira socialmente aceitável e realista.
- O ego desenvolve-se a partir do id, à medida que a criança entra em contato com a realidade.
- Usa mecanismos de defesa (como repressão, negação, projeção) para lidar com conflitos internos.
A personalidade, para Freud, é composta pela interação entre três instâncias psíquicas:
- Id (Isso):
- Fonte dos impulsos instintivos e desejos inconscientes (como fome, agressividade, libido).
- Opera segundo o princípio do prazer: busca satisfação imediata, sem considerar a realidade.
- Ego (Eu):
- Parte racional e consciente que tenta equilibrar as demandas do id, do superego e do mundo externo.
- Atua como mediador e administrador da personalidade.
- Superego (Supereu):
- Representa a internalização das normas sociais e morais (consciência moral).
- Impõe limites e faz o ego sentir culpa ou orgulho, dependendo do comportamento.
O eu e a personalidade estão integrados dentro de uma estrutura tripartida da mente, composta por três instâncias: id (isso), ego (eu) e superego (supereu). O ego é a parte da mente responsável pela realidade, consciência e mediação entre os desejos instintivos do id e as exigências morais do superego, além das limitações impostas pelo mundo externo.
- Atua segundo o princípio da realidade, ou seja, busca satisfazer os desejos do id de maneira socialmente aceitável e realista.
- O ego desenvolve-se a partir do id, à medida que a criança entra em contato com a realidade.
- Usa mecanismos de defesa (como repressão, negação, projeção) para lidar com conflitos internos.
A personalidade, para Freud, é composta pela interação entre três instâncias psíquicas:
- Id (Isso):
- Fonte dos impulsos instintivos e desejos inconscientes (como fome, agressividade, libido).
- Opera segundo o princípio do prazer: busca satisfação imediata, sem considerar a realidade.
- Ego (Eu):
- Parte racional e consciente que tenta equilibrar as demandas do id, do superego e do mundo externo.
- Atua como mediador e administrador da personalidade.
- Superego (Supereu):
- Representa a internalização das normas sociais e morais (consciência moral).
- Impõe limites e faz o ego sentir culpa ou orgulho, dependendo do comportamento.