Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Danilo Rafaldini Desuó em maio 29, 2025, 1:33 pmO Eu, na perspectiva psicanalítica, é uma instância psíquica que se constitui progressivamente a partir das primeiras experiências sensoriais e afetivas do sujeito, principalmente mediadas pela relação com o corpo e com o outro. Freud descreve o Eu como um mediador entre o Isso (as pulsões), o Supereu (instância moral) e a realidade externa. Embora ele desempenhe funções conscientes, grande parte do Eu é inconsciente, especialmente por operar mecanismos de defesa para lidar com conflitos internos. Sua formação está intimamente ligada à imagem corporal e à identificação com figuras significativas, o que o conecta aos ideais sociais e familiares, especialmente o Ideal do Eu, que orienta o sujeito sobre o que "deveria ser".
A personalidade, por sua vez, é compreendida como o conjunto dinâmico de características emocionais, comportamentais e cognitivas que definem o modo singular de cada sujeito se relacionar consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Ela é formada pela articulação entre fatores biológicos (como temperamento, constituição neurofisiológica) e culturais/sociais (normas, vínculos, linguagem), desenvolvendo-se ao longo da vida por meio das experiências, das identificações e da linguagem.
Assim, tanto o Eu quanto a personalidade são construções complexas e interdependentes, resultantes do entrelaçamento entre o corpo, o desejo, o olhar do outro e os significantes que atravessam o sujeito ao longo da vida.
O Eu, na perspectiva psicanalítica, é uma instância psíquica que se constitui progressivamente a partir das primeiras experiências sensoriais e afetivas do sujeito, principalmente mediadas pela relação com o corpo e com o outro. Freud descreve o Eu como um mediador entre o Isso (as pulsões), o Supereu (instância moral) e a realidade externa. Embora ele desempenhe funções conscientes, grande parte do Eu é inconsciente, especialmente por operar mecanismos de defesa para lidar com conflitos internos. Sua formação está intimamente ligada à imagem corporal e à identificação com figuras significativas, o que o conecta aos ideais sociais e familiares, especialmente o Ideal do Eu, que orienta o sujeito sobre o que "deveria ser".
A personalidade, por sua vez, é compreendida como o conjunto dinâmico de características emocionais, comportamentais e cognitivas que definem o modo singular de cada sujeito se relacionar consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Ela é formada pela articulação entre fatores biológicos (como temperamento, constituição neurofisiológica) e culturais/sociais (normas, vínculos, linguagem), desenvolvendo-se ao longo da vida por meio das experiências, das identificações e da linguagem.
Assim, tanto o Eu quanto a personalidade são construções complexas e interdependentes, resultantes do entrelaçamento entre o corpo, o desejo, o olhar do outro e os significantes que atravessam o sujeito ao longo da vida.