Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Luana Eid Ferraz de Aguiar Tricai em maio 29, 2025, 1:53 pmPara a psicanálise, o Eu (Ego) é a instância psíquica que media entre os impulsos do Id, as exigências do superego e a realidade externa. Ele opera pelo princípio da realidade e utiliza mecanismos de defesa inconscientes para lidar com a ansiedade mediante conflitos internos e externos. Sua força (essa capacidade de mediação entre Id e Superego) determina a capacidade de adaptação do indivíduo. A Personalidade é a organização dinâmica da psique, formada pelas interações do Id, Eu e Superego, e por experiências infantis e por fatores ambientais. Manifesta-se em padrões complexos e repetitivos de pensamento, sentimento e comportamento.
Para a psicanálise, o Eu (Ego) é a instância psíquica que media entre os impulsos do Id, as exigências do superego e a realidade externa. Ele opera pelo princípio da realidade e utiliza mecanismos de defesa inconscientes para lidar com a ansiedade mediante conflitos internos e externos. Sua força (essa capacidade de mediação entre Id e Superego) determina a capacidade de adaptação do indivíduo. A Personalidade é a organização dinâmica da psique, formada pelas interações do Id, Eu e Superego, e por experiências infantis e por fatores ambientais. Manifesta-se em padrões complexos e repetitivos de pensamento, sentimento e comportamento.