Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da PersonalidadeCONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE
CONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE
Stephanie Young@stephanie-young
7 Posts
#1 · junho 3, 2025, 12:59 pm
Citação de Stephanie Young em junho 3, 2025, 12:59 pmO "Eu" (Consciência e Identidade)
- Consciência: A capacidade de perceber a si mesmo e ao mundo, de pensar e agir.
- Identidade: O sentido de ser único e contínuo ao longo do tempo, construído através das experiências e relações sociais.
- Em Psicanálise: Freud utilizava o "eu" como uma instância que mediatiza as pressões do "id" (impulso), do "superego" (moral) e da realidade externa.
A Personalidade (Características Individuais)
Conjunto de Características:Os traços de personalidade são as tendências comportamentais, emocionais e cognitivas que nos distinguem.
Origem:A personalidade é moldada por fatores genéticos, ambientais e experiências de vida.
Importância:A personalidade influencia como pensamos, sentimos e agimos, bem como como interagimos com o mundo.Em resumo, o "eu" é a instância interior da consciência e da identidade, enquanto a personalidade é o conjunto de características que nos tornam únicos e definem como interagimos com o mundo.
O "Eu" (Consciência e Identidade)
- Consciência: A capacidade de perceber a si mesmo e ao mundo, de pensar e agir.
- Identidade: O sentido de ser único e contínuo ao longo do tempo, construído através das experiências e relações sociais.
- Em Psicanálise: Freud utilizava o "eu" como uma instância que mediatiza as pressões do "id" (impulso), do "superego" (moral) e da realidade externa.
-
A Personalidade (Características Individuais)
-
Conjunto de Características:Os traços de personalidade são as tendências comportamentais, emocionais e cognitivas que nos distinguem.
-
Origem:A personalidade é moldada por fatores genéticos, ambientais e experiências de vida.
-
Importância:A personalidade influencia como pensamos, sentimos e agimos, bem como como interagimos com o mundo.
Em resumo, o "eu" é a instância interior da consciência e da identidade, enquanto a personalidade é o conjunto de características que nos tornam únicos e definem como interagimos com o mundo. -
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0