Conceito do eu e da Personalidade
Citação de Cintia de Laet Ravani Bottoni em junho 30, 2025, 8:13 pmNeste módulo, cuja temática foi o Conceito do eu e da personalidade, os aprendizados adquiridos foram: 1. o reconhecimento do processo de constituição do eu; 2. entender o conceito da personalidade na psicanálise e 3. Identificar as principais características do ID, ego e superego na formação deste eu. Outros conceitos relevantes que contribuíram para fixar o conteúdo deste módulo foram o entendimento das pulsões e como elas podem gerar sobrecarga psíquica, o processo de hipercatexia, onde os pensamentos são percebidos como se fossem verdadeiros. Aprendi também como funciona a mente na esquizofrenia, como proposto no desafio, onde o paciente esquizofrénico acredita ser alguém que não é, como quando ele se "reconhece como presidente" sem ser e também como uma simples tatuagem pode ser objeto de apoderamento do corpo pelo sujeito na formação e na manutenção do eu. Muitos têm sido os aprendizados.
Neste módulo, cuja temática foi o Conceito do eu e da personalidade, os aprendizados adquiridos foram: 1. o reconhecimento do processo de constituição do eu; 2. entender o conceito da personalidade na psicanálise e 3. Identificar as principais características do ID, ego e superego na formação deste eu. Outros conceitos relevantes que contribuíram para fixar o conteúdo deste módulo foram o entendimento das pulsões e como elas podem gerar sobrecarga psíquica, o processo de hipercatexia, onde os pensamentos são percebidos como se fossem verdadeiros. Aprendi também como funciona a mente na esquizofrenia, como proposto no desafio, onde o paciente esquizofrénico acredita ser alguém que não é, como quando ele se "reconhece como presidente" sem ser e também como uma simples tatuagem pode ser objeto de apoderamento do corpo pelo sujeito na formação e na manutenção do eu. Muitos têm sido os aprendizados.