Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

No principio era o Id e suas pulsões e demandas biológicas, e junto com ele o desamparo motor e psíquico.

O desamparo motor é a incapacidade de reações motoras eficientes diante das necessidades biológicas enquanto o desamparo psíquico, que para Freud é pior que o desamparo motor, pois o bebê está diante da falta de percepção do externo, na fase Auto Erótica, onde os objetos e a própria mãe são ele mesmo.

Vem então o narcisismo primário, já que toda a líbido está sendo o vestida em seu próprio Ego.

A partir dos dois anos o Eu, o Ego, começa a se desenvolver, emergindo do Id, se tornando a cada dia independente. O Ego é responsável pela administração das demandas impulsionais do Id, e é quem interage com o mundo externo, criança assim uma interfase entre o eu e o outro.

E a partir dos três anos o Superego se desenvolve, com as proibições dos pais e absorção da cultura local, tornando-se juiz do seu eu.

por isso mais que importante é ter sempre bons pais ("cuidadores") e a necessidade de um bom aprendizado com professores nas idades iniciais. Esses formarão boa parte do cidadão.