Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do EU e da personalidade

O "eu", na psicologia, refere-se à percepção que um indivíduo tem de si mesmo, enquanto a personalidade engloba os padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que caracterizam essa pessoa de forma única e consistente. Em termos psicanalíticos, o "eu" (ego) é uma instância da mente que lida com a realidade e tenta equilibrar os desejos do id (instintos) com as demandas do superego (consciência moral). 

O conceito de "eu" e "personalidade" é fundamental na psicologia, mas são vistos de maneiras diferentes.

* O "eu" geralmente se refere à sua consciência de si mesmo, sua identidade e a parte da sua mente que lida com a realidade.

* A personalidade é um conceito mais amplo, que engloba os padrões de pensamento, sentimento e comportamento que tornam uma pessoa única. É o conjunto de traços consistentes que definem como você interage com o mundo.

Diversas teorias psicológicas, como a psicanálise de Freud (com os conceitos de Id, Ego e Superego) e a teoria dos Cinco Grandes Traços, buscam explicar a estrutura e o desenvolvimento da personalidade.