Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de MOACYR ROTHER NETO em agosto 14, 2025, 1:08 amAprendi que a psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem, um método terapêutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber (análise didática e supervisão). Os três pilares salientados por Freud são: o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade. A partir dos estudos freudianos, apresentaremos a constituição do eu, cuja gênese está relacionada com a questão do narcisismo primário e, na sequência, estudaremos o desenvolvimento da personalidade que, segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego.
Aprendi que a psicanálise pode ser compreendida como uma abordagem, um método terapêutico, um sistema de pensamento, um modo de transmissão e construção de saber (análise didática e supervisão). Os três pilares salientados por Freud são: o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade. A partir dos estudos freudianos, apresentaremos a constituição do eu, cuja gênese está relacionada com a questão do narcisismo primário e, na sequência, estudaremos o desenvolvimento da personalidade que, segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego.