Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Cássia Sousa Santos em agosto 20, 2025, 11:43 amNa psicanálise, o eu é entendido como uma instância psíquica formada a partir da relação do sujeito com o outro, principalmente no “estádio do espelho” descrito por Lacan, quando a criança começa a se reconhecer como uma unidade. O eu se constitui, portanto, como mediador entre o mundo interno e a realidade externa. Já a personalidade é o conjunto de características psíquicas, emocionais e comportamentais que tornam o indivíduo único, sendo moldada pelas experiências, pela história de vida e pelas identificações inconscientes. Assim, podemos dizer que o eu é uma parte essencial da estrutura psíquica, enquanto a personalidade é a expressão singular de cada sujeito no mundo.
Na psicanálise, o eu é entendido como uma instância psíquica formada a partir da relação do sujeito com o outro, principalmente no “estádio do espelho” descrito por Lacan, quando a criança começa a se reconhecer como uma unidade. O eu se constitui, portanto, como mediador entre o mundo interno e a realidade externa. Já a personalidade é o conjunto de características psíquicas, emocionais e comportamentais que tornam o indivíduo único, sendo moldada pelas experiências, pela história de vida e pelas identificações inconscientes. Assim, podemos dizer que o eu é uma parte essencial da estrutura psíquica, enquanto a personalidade é a expressão singular de cada sujeito no mundo.