Conceito do Eu e da personalidade
Citação de Flavio Eduardo da Silva em setembro 29, 2025, 5:53 amA partir da leitura dos textos e do material apresentado percebo que o conceito do Eu para Freud está na relação do corpo humano e social e da psique nas relações do consciente e o inconsciente (metapsicologia) enquanto para Damasio está relação se apresenta no protoself e self que se apresenta nas relações de vivencias e no corpo no construto vivido e vivenciado que permite uma construção de imagem, de auto-imagem que vai moldando ou modulando a persoinalidade no sentido de o sujeito se apresentar no mundo, se perceber neste mundo e se promover ao mundo. O Eu vai permitindo a modulando a relação da estrutura psiquica do sujeito delimitando sua personalidade na apresentação com o outro e consigo mesmo.
A partir da leitura dos textos e do material apresentado percebo que o conceito do Eu para Freud está na relação do corpo humano e social e da psique nas relações do consciente e o inconsciente (metapsicologia) enquanto para Damasio está relação se apresenta no protoself e self que se apresenta nas relações de vivencias e no corpo no construto vivido e vivenciado que permite uma construção de imagem, de auto-imagem que vai moldando ou modulando a persoinalidade no sentido de o sujeito se apresentar no mundo, se perceber neste mundo e se promover ao mundo. O Eu vai permitindo a modulando a relação da estrutura psiquica do sujeito delimitando sua personalidade na apresentação com o outro e consigo mesmo.