Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Angela Leticia em outubro 23, 2025, 5:28 pmO conceito de Eu em Freud é fundamental para entender a estrutura da personalidade. O Eu é a parte do aparelho psíquico que faz a mediação entre os impulsos do Id, as exigências do Supereu e a realidade externa. É o responsável por manter o equilíbrio psíquico, tentando satisfazer os desejos de forma possível e aceitável.
Já a personalidade, segundo a psicanálise, é resultado dessa interação entre Id, Eu e Supereu. Ela se forma a partir das experiências, dos conflitos e das formas que o sujeito encontra para lidar com seus impulsos e com o mundo. Assim, a personalidade é a expressão singular de como cada pessoa organiza suas forças internas e externas.
O conceito de Eu em Freud é fundamental para entender a estrutura da personalidade. O Eu é a parte do aparelho psíquico que faz a mediação entre os impulsos do Id, as exigências do Supereu e a realidade externa. É o responsável por manter o equilíbrio psíquico, tentando satisfazer os desejos de forma possível e aceitável.
Já a personalidade, segundo a psicanálise, é resultado dessa interação entre Id, Eu e Supereu. Ela se forma a partir das experiências, dos conflitos e das formas que o sujeito encontra para lidar com seus impulsos e com o mundo. Assim, a personalidade é a expressão singular de como cada pessoa organiza suas forças internas e externas.