Conceito do EU e Da Personalidade
Citação de Paula Winiawer Lopes em janeiro 8, 2026, 9:40 pmFreud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais. A psicanálise freudiana tem como base a relação do "eu consciente" e do "eu inconsciente". Os diversos tipos de transtornos mentais decorrem de questões relacionadas ao inconsciente, possuindo algum tipo de manifestação. Para Freud, nossa personalidade é formada por três instâncias: id, ego e superego. O id é a instância que contém os impulsos inatos, as inclinações mais elementares do indivíduo, sendo a personalidade um conflito dinâmico entre três instâncias: o Id (pulsões e prazer imediato), o Ego (o "eu", mediador entre Id, Superego e realidade) e o Superego (moral e valores internalizados), sendo que o Eu (Ego) é a parte consciente que busca equilíbrio, desenvolvendo-se a partir do Id em contato com o mundo externo e sendo influenciado pelas regras sociais do Superego, que surge da internalização de normas parentais e sociais. A personalidade saudável, segundo Freud, é o resultado de um Ego forte que consegue mediar os impulsos do Id (prazer) e as restrições do Superego (moral), adaptando-se à realidade externa. Conflitos entre essas instâncias geram ansiedade, levando o Ego a usar mecanismos de defesa para proteger a psique.
Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais. A psicanálise freudiana tem como base a relação do "eu consciente" e do "eu inconsciente". Os diversos tipos de transtornos mentais decorrem de questões relacionadas ao inconsciente, possuindo algum tipo de manifestação. Para Freud, nossa personalidade é formada por três instâncias: id, ego e superego. O id é a instância que contém os impulsos inatos, as inclinações mais elementares do indivíduo, sendo a personalidade um conflito dinâmico entre três instâncias: o Id (pulsões e prazer imediato), o Ego (o "eu", mediador entre Id, Superego e realidade) e o Superego (moral e valores internalizados), sendo que o Eu (Ego) é a parte consciente que busca equilíbrio, desenvolvendo-se a partir do Id em contato com o mundo externo e sendo influenciado pelas regras sociais do Superego, que surge da internalização de normas parentais e sociais. A personalidade saudável, segundo Freud, é o resultado de um Ego forte que consegue mediar os impulsos do Id (prazer) e as restrições do Superego (moral), adaptando-se à realidade externa. Conflitos entre essas instâncias geram ansiedade, levando o Ego a usar mecanismos de defesa para proteger a psique.