Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Maria Jeane Gomes Lima em janeiro 29, 2026, 10:11 pmO Eu (Ego) é a parte da mente que faz a mediação entre os desejos do Id, as regras do Superego e a realidade. Ele ajuda a controlar impulsos, tomar decisões e se adaptar ao mundo.
A personalidade é o conjunto de características e modos de ser da pessoa, formada pelas experiências de vida, principalmente na infância, e pelos conflitos inconscientes.
O Eu é fundamental na construção da personalidade, pois organiza o funcionamento psíquico.
O Eu (Ego) é a parte da mente que faz a mediação entre os desejos do Id, as regras do Superego e a realidade. Ele ajuda a controlar impulsos, tomar decisões e se adaptar ao mundo.
A personalidade é o conjunto de características e modos de ser da pessoa, formada pelas experiências de vida, principalmente na infância, e pelos conflitos inconscientes.
O Eu é fundamental na construção da personalidade, pois organiza o funcionamento psíquico.
Citação de Josilene Godoy dos Santos em janeiro 31, 2026, 5:01 pmA personalidade é quem a pessoa é, como ela pensa, sente e age.
Id: é a parte que quer tudo na hora.
Desejos, vontades, impulsos.
Ex.: “Quero agora!”Eu (Ego): é a parte que pensa e decide.
Tenta fazer o que dá certo na vida real.
Ex.: “Quero, mas preciso ver se posso.”Supereu: é a parte que diz o que é certo ou errado.
Regras, valores, culpa.
Ex.: “Isso não é correto.”O Eu é o equilíbrio: ele tenta agradar o desejo, respeitar as regras e lidar com a realidade ao mesmo tempo.
A personalidade é quem a pessoa é, como ela pensa, sente e age.
Id: é a parte que quer tudo na hora.
Desejos, vontades, impulsos.
Ex.: “Quero agora!”
Eu (Ego): é a parte que pensa e decide.
Tenta fazer o que dá certo na vida real.
Ex.: “Quero, mas preciso ver se posso.”
Supereu: é a parte que diz o que é certo ou errado.
Regras, valores, culpa.
Ex.: “Isso não é correto.”
O Eu é o equilíbrio: ele tenta agradar o desejo, respeitar as regras e lidar com a realidade ao mesmo tempo.
Citação de Angelo Fabiano dos Santos em janeiro 31, 2026, 9:13 pmA formação do Eu está diretamente relacionado com o que vimos, aprendemos e somos cobrados em especial na infância. Onde somos informados a todos tempo sobre o Ideal do Eu e, criamos o Eu ideal, influenciado pelas instâncias psíquicas.
O Eu Ideal tenta organizar o Id, Ego e Superego trazendo a tona os resultados impasses desses.
A formação do Eu está diretamente relacionado com o que vimos, aprendemos e somos cobrados em especial na infância. Onde somos informados a todos tempo sobre o Ideal do Eu e, criamos o Eu ideal, influenciado pelas instâncias psíquicas.
O Eu Ideal tenta organizar o Id, Ego e Superego trazendo a tona os resultados impasses desses.