Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Gracielle Constantino Araujo em abril 7, 2026, 6:24 pmNa psicanálise, o “eu” (ego) é a parte da mente que tenta equilibrar nossos impulsos mais instintivos com as exigências da realidade. Ele funciona como um mediador, ajudando a gente a tomar decisões e lidar com conflitos internos.
Já a personalidade é vista como o resultado da interação entre o eu, os desejos inconscientes e as regras que a gente internaliza ao longo da vida. Ou seja, quem a gente é vai se formando a partir dessas tensões e das experiências que vivemos.
Na psicanálise, o “eu” (ego) é a parte da mente que tenta equilibrar nossos impulsos mais instintivos com as exigências da realidade. Ele funciona como um mediador, ajudando a gente a tomar decisões e lidar com conflitos internos.
Já a personalidade é vista como o resultado da interação entre o eu, os desejos inconscientes e as regras que a gente internaliza ao longo da vida. Ou seja, quem a gente é vai se formando a partir dessas tensões e das experiências que vivemos.