Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Ivone Mitsuko Shiroma Izu em fevereiro 22, 2023, 4:36 pmO ser humano ao nascer não diferencia os limites do seu corpo, as sensações externas e internas estão também confusas e desorganizadas, neste estado de desamparo em que o bebê se encontra necessita de outra pessoa, por exemplo a mãe, para auxiliá-lo na alimentação e em todos os cuidados, iniciando também a abertura da estruturação do psiquismo. No decorrer do seu desenvolvimento a criança busca a si mesma como objeto de amor, que é a fase do narcisismo primário. Esta fase do narcisismo primário faz parte da constituição do eu. Onde o eu forma-se à partir de um processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade, segundo Freud. E com estudos mais aprofundados da psicanálise sobre a estrutura do aparelho psíquico ,Freud aborda as três instâncias do desenvolvimento da personalidade, Id, Ego e Superego. Onde o id é o reservatório pulsional desorganizados, os desejos primitivos, o princípio do prazer. O ego é a reflexão, ponderação, regido pelo princípio da realidade. O superego é o último a se desenvolver, representa as normas e valores.
O ser humano ao nascer não diferencia os limites do seu corpo, as sensações externas e internas estão também confusas e desorganizadas, neste estado de desamparo em que o bebê se encontra necessita de outra pessoa, por exemplo a mãe, para auxiliá-lo na alimentação e em todos os cuidados, iniciando também a abertura da estruturação do psiquismo. No decorrer do seu desenvolvimento a criança busca a si mesma como objeto de amor, que é a fase do narcisismo primário. Esta fase do narcisismo primário faz parte da constituição do eu. Onde o eu forma-se à partir de um processo de modificação do id, que ocorre pelo contato com a realidade, segundo Freud. E com estudos mais aprofundados da psicanálise sobre a estrutura do aparelho psíquico ,Freud aborda as três instâncias do desenvolvimento da personalidade, Id, Ego e Superego. Onde o id é o reservatório pulsional desorganizados, os desejos primitivos, o princípio do prazer. O ego é a reflexão, ponderação, regido pelo princípio da realidade. O superego é o último a se desenvolver, representa as normas e valores.