Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

conceito do Eu e da personalidade

O eu remete a relação da realidade de uma pessoa .  O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego.  O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.

A personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos motiva , como as percepções, sensações, memórias, sentimentos e fantasias.

O pré-consciente inclui todas as coisas que embora não nos sejam presentes no momento podem facilmente voltar à consciência por um ato de vontade. O inconsciente é onde mantemos nossos sentimentos.

O “eu” é entendido como um repertório verbal que descreve as condições corporais e o comportamento do próprio indivíduo, sendo construído em contingências sociais, por meio de questionamentos feitos pelos membros da comunidade verbal, que permitiram ao indivíduo voltar-se para si mesmo.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

O eu deverá ser concebido como resultado de uma complexa sobredeterminação que envolve não apenas o inconsciente e o Id, mas também o espaço intersubjetivo. Em 1914, Freud revela que o eu não é uma realidade originária, é constituído num processo de encontro com dimensões de alteridade. Nesse momento, aparecem as idéias de eu ideal, ideal de eu e precipitado de identificações. Podemos concluir que, um longo processo histórico e psíquico será necessário para que o eu ideal se transforme no ideal do eu, isto é, que o eu não se estabeleça como sendo a sua própria origem, reconhecendo as suas insuficiências e finitude face a um ideal colocado como alvo e meta a ser atingido.