Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Maria Angélica em abril 10, 2023, 12:48 amA psicanálise concebe o eu como uma instância do aparelho psíquico responsável por integrar as demandas do id e do superego, permitindo a adaptação do indivíduo ao mundo externo e a formação da identidade pessoal. A personalidade, por sua vez, é um conjunto de traços, características e comportamentos que refletem a organização dinâmica das instâncias do aparelho psíquico e suas relações com o mundo externo. Ambas são influenciadas por fatores biológicos, culturais e sociais, além das experiências vividas pelo indivíduo ao longo da vida. A psicanálise considera que conflitos internos, traumas e experiências emocionais intensas podem afetar a personalidade, gerando distorções na percepção da realidade e sintomas diversos, e que o processo terapêutico pode ajudar a explorar e resolver esses conflitos, levando a uma maior compreensão de si mesmo e do mundo, e a uma maior autonomia e liberdade na vida cotidiana.
A psicanálise concebe o eu como uma instância do aparelho psíquico responsável por integrar as demandas do id e do superego, permitindo a adaptação do indivíduo ao mundo externo e a formação da identidade pessoal. A personalidade, por sua vez, é um conjunto de traços, características e comportamentos que refletem a organização dinâmica das instâncias do aparelho psíquico e suas relações com o mundo externo. Ambas são influenciadas por fatores biológicos, culturais e sociais, além das experiências vividas pelo indivíduo ao longo da vida. A psicanálise considera que conflitos internos, traumas e experiências emocionais intensas podem afetar a personalidade, gerando distorções na percepção da realidade e sintomas diversos, e que o processo terapêutico pode ajudar a explorar e resolver esses conflitos, levando a uma maior compreensão de si mesmo e do mundo, e a uma maior autonomia e liberdade na vida cotidiana.