Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

o "eu" é uma das três partes da estrutura da personalidade, juntamente com o "id" e o "superego". O "eu" é responsável por equilibrar as demandas impulsivas e primitivas do "id" com as restrições morais e sociais do "superego", buscando satisfazer os desejos e necessidades do indivíduo de forma adaptativa e realista.

Freud acreditava que a personalidade é formada durante a primeira infância e é influenciada pelas experiências e conflitos que ocorrem nessa fase. Ele também acreditava que os processos psicológicos do inconsciente têm um papel importante na formação da personalidade, e que as pessoas muitas vezes reprimem seus impulsos e desejos inconscientes por meio de mecanismos de defesa.

De acordo com a teoria psicanalítica de Freud, a personalidade é composta por diferentes níveis de consciência, incluindo o consciente, o pré-consciente e o inconsciente. O consciente é o nível mais superficial e corresponde às informações que o indivíduo está ciente no momento. O pré-consciente é o nível intermediário e contém informações que podem ser facilmente lembradas com um pouco de esforço consciente. O inconsciente é o nível mais profundo e contém pensamentos, desejos e memórias reprimidos que não são acessíveis à consciência imediata do indivíduo.

Assim, para Freud, a personalidade é um sistema dinâmico e em constante mudança que é influenciado tanto por processos conscientes como inconscientes. A teoria psicanalítica também destaca a importância do desenvolvimento da sexualidade infantil na formação da personalidade e das relações interpessoais.