Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

Aprendi sobre os processos da constituição do “Eu” por Freud .

Para Freud, a personalidade se desenvolve por meio de cinco estágios :

-:oral, anal, fálico, latência e genital

A psicanalise é uma abordagem terapêutica, aprendi também sobre os 3 pilares :

-O inconsciente o complexo de édipo e a sexualidade.

Na psicanálise a personalidade é constituída pelos três grandes sistemas:

O id, o ego e o superego.

O Id Reservatório Pulsional, segue o principio do prazer.  conhecendo somente a realidade subjetiva da mente. Quando o nível de tensão do organismo intensifica-se, devido a estimulações externas ou de excitações internamente construídas, o id atua descarregando a tensão de imediato e faz o organismo retroceder a um nível de energia apropriado, constante e baixo. Esse preceito de atenuação de tensão realizado pelo id é chamado de princípio do prazer, ou seja, o id não suporta o desprazer.O id é o sistema originário da personalidade, é a instância inconsciente, sendo o reservatório das energias psíquicas, onde se localizam as pulsões, os instintos, os desejos. São impulsos com uma torrente de energia ilimitada que exerce pressão contínua sobre a personalidade, cujo objetivo é a satisfação imediata para reduzir a tensão, pois é regido pelo princípio do prazer, que a realidade impede esta descarga e está presente desde o nascimento. O id é o reservatório pulsional desorganizado, constituído num legítimo caos, sendo sede das paixões indomesticáveis, sem a intervenção do eu, é sede da pulsão de vida e de morte. Representa o mundo interno da experiência subjetiva, que Freud chamou de “a verdadeira realidade psíquica”

O Ego diferencia o que é da mente e o que é do mundo externo. O ego é regido pelo princípio da realidade, sendo um regulador com as funções básicas de percepção, memória, sentimento e pensamento. O ego representa a personalidade, é o “eu” do indivíduo, que toma decisões e controla ações considerando as condições objetivas da realidade (sociedade) e se desenvolve desde o nascimento O ego é o executivo da personalidade porque ele controla o acesso à ação, seleciona as características do ambiente às quais irá responder e decide que instintos (pulsões) serão satisfeitos e de que maneira .

O  superego tem a característica de impedir a passagem dos impulsos do id. O superego se forma no desenvolvimento da infância, quando ocorre a internalização das proibições, dos limites e da autoridade imposta pelos pais e professores — em conformidade com a realidade.

O inconsciente é a sede das pulsões instintivas.