Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade - Fórum Avaliativo.

Neste módulo, pudemos perceber a influência do corpo e do mundo externo na formação do eu e da personalidade. Sendo o corpo nosso primeiro modo de interação com o mundo, é natural que a influência dele no modo como percebemos a realidade seja colossal, especialmente no que tange a noção de prazer. Quando nascemos, somos retirados de um estado de "prazer permanente" e somos colocados em um mundo limitado, onde dependemos de outros para a satisfação de nossas vontades e desejos - ao menos, nos anos iniciais de vida. Esse estado de fragilidade e a forma com que nossos pais e o mundo ao nosso redor nos tratam durante esse período são vitais para a formação do eu e para a formação da nossa visão de mundo.

Também foi possível compreender melhor nesse módulo os papéis do ID, do Ego e do Superego na formação da personalidade e a influência deles na nossa vida. O Ego, o Eu, age como um mediador com relação ao ID, controlando seus impulsos e desejos, permitindo que ele se manifeste, mas não de forma excessiva, enquanto o Superego age como o juiz, fazendo valer as regras e os valores que absorvermos durante a vida. O entendimento dessa dinâmica permite compreender melhor o surgimento de certos distúrbios e sentimentos, uma vez que um desequilíbrio em qualquer um dos três levará ao sofrimento.

Kennedy Gavazza has reacted to this post.
Kennedy Gavazza

O Eu e a formação que influência o corpo com o mundo externo da personalidade , nos tirando de um estado de prazer para as limitações da realidade, onde nossos desejos e satisfação não dependem de nós msm mas dos outros principalmente nos primeiros anos vitais onde nossos pais e o mundo nos preparam para nossa própria visão… crescimento. Nesta formação o Ego , Superego e Id são essenciais para a personalidade . O Ego eu age como mediador em relação ao Id que controla impulsos e desejos para que eles se manifestem mas não prejudiquem Ninguém … enquanto o Superego julga estas ações trazendo valor Morais e sociais e se preciso punição sobre ele . Nesta dinâmica eu entende que existem rupturas entre distúrbios e sentimentos que trazem desequilíbrios psíquicos e emocionas no ser humano .

Neste módulo pude aprofundar meus conhecimentos sobre a influência da dinâmica dos acontecimentos, das percepções das emoções, das memórias subjetivas e objetivas para o desenvolvimento da personalidade e constituição do EU. O Id sofre a influência do contato com a realidade desde o nascimento do indivíduo. Neste contexto, desenvolve-se a estruturação do aparelho psíquico. Nesta formação podem surgir os traumas, a tensão, o desprazer, a compulsão a repetição, a negatividade, a incerteza, a neurose... A Psicanálise, através dos conceitos  e pilares salientados por Freud, é capaz de proporcionar a transformação psíquica para além do olhar médico, pela construção do saber do próprio paciente, através de escuta, transmissão, análise didática e supervisão psicanalítica.

Neste módulo pude aprofundar  as questões ligadas ao tipo de formação pessoal dentro contexto aonde estamos inseridos e com isso entender  as percepções das emoções, das memórias subjetivas e objetivas para o desenvolvimento da personalidade e constituição do EU. O Id sofre a influência do contato aqui fisico e analítico  do ser individuo. Neste contexto, desenvolve-se a estruturação do aparelho psíquico. Nesta formação podem surgir os traumas, a tensão, o desprazer e outros aspectos negativos influenciados pelo tipo de sociedade aonde estamos convivendo e a sociando na nossa percepção e por esse motivo se faz importante a  Psicanálise, através dos conceitos  e pilares salientados por Freud, é capaz de proporcionar a transformação psíquica para além do olhar médico, pela construção do saber do próprio paciente.

A personalidade é formada pela influencia do corpo no mundo externo.

Como o corpo é o primeiro modo de interação com o mundo, será manifesto primeiramente o conhecimento do prazer por isso dependemos de outras pessoas para a satisfação dos nossos desejos enquanto  criança, é nessa hora que entra a importância dos pais para a formação do eu para compreender o mundo.

Entendendo isto fica mais claro a compreensão do id, do ego e do superego e da influencia que eles tem na formação e na personalidade em cada um de nós. O ego e o eu interfere diretamente na relação para controlar os impulsos e os desejos do id, e o superego julga e faz vir a tona os valores que devemos absolver para vivermos em sociedade.

A partir dai podemos compreender como surge certos distúrbios que faz o ser humano sofrer tanto quando há um desequilíbrio emocional.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱