Conceito do Eu e da Personalidade - Fórum Avaliativo.
Citação de Vitor939 em fevereiro 17, 2023, 6:46 pmNeste módulo, pudemos perceber a influência do corpo e do mundo externo na formação do eu e da personalidade. Sendo o corpo nosso primeiro modo de interação com o mundo, é natural que a influência dele no modo como percebemos a realidade seja colossal, especialmente no que tange a noção de prazer. Quando nascemos, somos retirados de um estado de "prazer permanente" e somos colocados em um mundo limitado, onde dependemos de outros para a satisfação de nossas vontades e desejos - ao menos, nos anos iniciais de vida. Esse estado de fragilidade e a forma com que nossos pais e o mundo ao nosso redor nos tratam durante esse período são vitais para a formação do eu e para a formação da nossa visão de mundo.
Também foi possível compreender melhor nesse módulo os papéis do ID, do Ego e do Superego na formação da personalidade e a influência deles na nossa vida. O Ego, o Eu, age como um mediador com relação ao ID, controlando seus impulsos e desejos, permitindo que ele se manifeste, mas não de forma excessiva, enquanto o Superego age como o juiz, fazendo valer as regras e os valores que absorvermos durante a vida. O entendimento dessa dinâmica permite compreender melhor o surgimento de certos distúrbios e sentimentos, uma vez que um desequilíbrio em qualquer um dos três levará ao sofrimento.
Neste módulo, pudemos perceber a influência do corpo e do mundo externo na formação do eu e da personalidade. Sendo o corpo nosso primeiro modo de interação com o mundo, é natural que a influência dele no modo como percebemos a realidade seja colossal, especialmente no que tange a noção de prazer. Quando nascemos, somos retirados de um estado de "prazer permanente" e somos colocados em um mundo limitado, onde dependemos de outros para a satisfação de nossas vontades e desejos - ao menos, nos anos iniciais de vida. Esse estado de fragilidade e a forma com que nossos pais e o mundo ao nosso redor nos tratam durante esse período são vitais para a formação do eu e para a formação da nossa visão de mundo.
Também foi possível compreender melhor nesse módulo os papéis do ID, do Ego e do Superego na formação da personalidade e a influência deles na nossa vida. O Ego, o Eu, age como um mediador com relação ao ID, controlando seus impulsos e desejos, permitindo que ele se manifeste, mas não de forma excessiva, enquanto o Superego age como o juiz, fazendo valer as regras e os valores que absorvermos durante a vida. O entendimento dessa dinâmica permite compreender melhor o surgimento de certos distúrbios e sentimentos, uma vez que um desequilíbrio em qualquer um dos três levará ao sofrimento.
Citação de Keila Cristina Antoni em fevereiro 20, 2023, 4:52 pmO Eu e a formação que influência o corpo com o mundo externo da personalidade , nos tirando de um estado de prazer para as limitações da realidade, onde nossos desejos e satisfação não dependem de nós msm mas dos outros principalmente nos primeiros anos vitais onde nossos pais e o mundo nos preparam para nossa própria visão… crescimento. Nesta formação o Ego , Superego e Id são essenciais para a personalidade . O Ego eu age como mediador em relação ao Id que controla impulsos e desejos para que eles se manifestem mas não prejudiquem Ninguém … enquanto o Superego julga estas ações trazendo valor Morais e sociais e se preciso punição sobre ele . Nesta dinâmica eu entende que existem rupturas entre distúrbios e sentimentos que trazem desequilíbrios psíquicos e emocionas no ser humano .
O Eu e a formação que influência o corpo com o mundo externo da personalidade , nos tirando de um estado de prazer para as limitações da realidade, onde nossos desejos e satisfação não dependem de nós msm mas dos outros principalmente nos primeiros anos vitais onde nossos pais e o mundo nos preparam para nossa própria visão… crescimento. Nesta formação o Ego , Superego e Id são essenciais para a personalidade . O Ego eu age como mediador em relação ao Id que controla impulsos e desejos para que eles se manifestem mas não prejudiquem Ninguém … enquanto o Superego julga estas ações trazendo valor Morais e sociais e se preciso punição sobre ele . Nesta dinâmica eu entende que existem rupturas entre distúrbios e sentimentos que trazem desequilíbrios psíquicos e emocionas no ser humano .
Citação de Renata Garrot em fevereiro 21, 2023, 4:16 pmNeste módulo pude aprofundar meus conhecimentos sobre a influência da dinâmica dos acontecimentos, das percepções das emoções, das memórias subjetivas e objetivas para o desenvolvimento da personalidade e constituição do EU. O Id sofre a influência do contato com a realidade desde o nascimento do indivíduo. Neste contexto, desenvolve-se a estruturação do aparelho psíquico. Nesta formação podem surgir os traumas, a tensão, o desprazer, a compulsão a repetição, a negatividade, a incerteza, a neurose... A Psicanálise, através dos conceitos e pilares salientados por Freud, é capaz de proporcionar a transformação psíquica para além do olhar médico, pela construção do saber do próprio paciente, através de escuta, transmissão, análise didática e supervisão psicanalítica.
Neste módulo pude aprofundar meus conhecimentos sobre a influência da dinâmica dos acontecimentos, das percepções das emoções, das memórias subjetivas e objetivas para o desenvolvimento da personalidade e constituição do EU. O Id sofre a influência do contato com a realidade desde o nascimento do indivíduo. Neste contexto, desenvolve-se a estruturação do aparelho psíquico. Nesta formação podem surgir os traumas, a tensão, o desprazer, a compulsão a repetição, a negatividade, a incerteza, a neurose... A Psicanálise, através dos conceitos e pilares salientados por Freud, é capaz de proporcionar a transformação psíquica para além do olhar médico, pela construção do saber do próprio paciente, através de escuta, transmissão, análise didática e supervisão psicanalítica.
Citação de carlos.meira em fevereiro 21, 2023, 5:44 pmNeste módulo pude aprofundar as questões ligadas ao tipo de formação pessoal dentro contexto aonde estamos inseridos e com isso entender as percepções das emoções, das memórias subjetivas e objetivas para o desenvolvimento da personalidade e constituição do EU. O Id sofre a influência do contato aqui fisico e analítico do ser individuo. Neste contexto, desenvolve-se a estruturação do aparelho psíquico. Nesta formação podem surgir os traumas, a tensão, o desprazer e outros aspectos negativos influenciados pelo tipo de sociedade aonde estamos convivendo e a sociando na nossa percepção e por esse motivo se faz importante a Psicanálise, através dos conceitos e pilares salientados por Freud, é capaz de proporcionar a transformação psíquica para além do olhar médico, pela construção do saber do próprio paciente.
Neste módulo pude aprofundar as questões ligadas ao tipo de formação pessoal dentro contexto aonde estamos inseridos e com isso entender as percepções das emoções, das memórias subjetivas e objetivas para o desenvolvimento da personalidade e constituição do EU. O Id sofre a influência do contato aqui fisico e analítico do ser individuo. Neste contexto, desenvolve-se a estruturação do aparelho psíquico. Nesta formação podem surgir os traumas, a tensão, o desprazer e outros aspectos negativos influenciados pelo tipo de sociedade aonde estamos convivendo e a sociando na nossa percepção e por esse motivo se faz importante a Psicanálise, através dos conceitos e pilares salientados por Freud, é capaz de proporcionar a transformação psíquica para além do olhar médico, pela construção do saber do próprio paciente.
Citação de Ilton Faria em fevereiro 21, 2023, 6:11 pmA personalidade é formada pela influencia do corpo no mundo externo.
Como o corpo é o primeiro modo de interação com o mundo, será manifesto primeiramente o conhecimento do prazer por isso dependemos de outras pessoas para a satisfação dos nossos desejos enquanto criança, é nessa hora que entra a importância dos pais para a formação do eu para compreender o mundo.
Entendendo isto fica mais claro a compreensão do id, do ego e do superego e da influencia que eles tem na formação e na personalidade em cada um de nós. O ego e o eu interfere diretamente na relação para controlar os impulsos e os desejos do id, e o superego julga e faz vir a tona os valores que devemos absolver para vivermos em sociedade.
A partir dai podemos compreender como surge certos distúrbios que faz o ser humano sofrer tanto quando há um desequilíbrio emocional.
A personalidade é formada pela influencia do corpo no mundo externo.
Como o corpo é o primeiro modo de interação com o mundo, será manifesto primeiramente o conhecimento do prazer por isso dependemos de outras pessoas para a satisfação dos nossos desejos enquanto criança, é nessa hora que entra a importância dos pais para a formação do eu para compreender o mundo.
Entendendo isto fica mais claro a compreensão do id, do ego e do superego e da influencia que eles tem na formação e na personalidade em cada um de nós. O ego e o eu interfere diretamente na relação para controlar os impulsos e os desejos do id, e o superego julga e faz vir a tona os valores que devemos absolver para vivermos em sociedade.
A partir dai podemos compreender como surge certos distúrbios que faz o ser humano sofrer tanto quando há um desequilíbrio emocional.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱