CONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE MODULO 03
Citação de Marilaine Ventino em novembro 6, 2023, 6:06 pmCONCEITO DO EU E A PERSONALIDADE
FREUD INICIOU COM A PSICANALISE UMA TRANSFORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DO OLHAR MÉDICO, PASSANDO A CONSIDERAR AS TEORIAS CONCEBIDAS PELOS PRÓPRIOS PACIENTES, PODENDO SER COMPREENDIDA COMO MÉTODO TERAPÊUTICO- SISTEMA DE PENSAMENTOS, TRANSMISSÃO E CONSTRUÇÃO DO SABER (ANALISE, DIDÁTICA E SUPERVISÃO).
3 PILARES SALIENTADOS POR FREUD:
1)INCONSCIENTE
2)COMPLEXO DE ÉDIPO
3)SEXUALIDADE
CONSTITUIÇÃO DO EU
GENESE RELACIONADA COM O NARCISISMO PRIMÁRIO E O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE SEGUNDO A PSICANALISE É DESENVOLVIDA E CONSTITUÍDA PELAS 3 INSTÂNCIAS :
-ID
-EGO
-SUPEREGO
ID: RESERVATÓRIO PULSIONAL DESORGANIZADO, SEGUE P PRINCÍPIO DO PRAZER, CONHECE SOMENTE A REALIDADE SUBJETIVA.
EGO: INSTÂNCIADO PSIQUISMO QUE SE RELACIONA COM O MUNDO EXTERNO, ACATA O PRINCÍPIO DA REALIDADE, DIFERENCIA O QUE É DA MENTE E O QUE É DO MUNDO EXTERNO.
SUPEREGO: ASSEMELHA-SE A UM JUIZ, NO TOCANTE AO EGO E TAMBÉM IMPEDE A PASSAGEM DOS IMPULSOS DO ID.
CONCEITO DO EU E A PERSONALIDADE
FREUD INICIOU COM A PSICANALISE UMA TRANSFORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DO OLHAR MÉDICO, PASSANDO A CONSIDERAR AS TEORIAS CONCEBIDAS PELOS PRÓPRIOS PACIENTES, PODENDO SER COMPREENDIDA COMO MÉTODO TERAPÊUTICO- SISTEMA DE PENSAMENTOS, TRANSMISSÃO E CONSTRUÇÃO DO SABER (ANALISE, DIDÁTICA E SUPERVISÃO).
3 PILARES SALIENTADOS POR FREUD:
1)INCONSCIENTE
2)COMPLEXO DE ÉDIPO
3)SEXUALIDADE
CONSTITUIÇÃO DO EU
GENESE RELACIONADA COM O NARCISISMO PRIMÁRIO E O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE SEGUNDO A PSICANALISE É DESENVOLVIDA E CONSTITUÍDA PELAS 3 INSTÂNCIAS :
-ID
-EGO
-SUPEREGO
ID: RESERVATÓRIO PULSIONAL DESORGANIZADO, SEGUE P PRINCÍPIO DO PRAZER, CONHECE SOMENTE A REALIDADE SUBJETIVA.
EGO: INSTÂNCIADO PSIQUISMO QUE SE RELACIONA COM O MUNDO EXTERNO, ACATA O PRINCÍPIO DA REALIDADE, DIFERENCIA O QUE É DA MENTE E O QUE É DO MUNDO EXTERNO.
SUPEREGO: ASSEMELHA-SE A UM JUIZ, NO TOCANTE AO EGO E TAMBÉM IMPEDE A PASSAGEM DOS IMPULSOS DO ID.
Citação de Henrique Blasques de Assis em novembro 13, 2023, 5:46 pmConforme delineado por Freud, o eu, destaca sua origem no Id modificado pela influência do mundo externo. Ele enfatiza a dimensão de alteridade no eu, responsável por comportamentos racionais, e descreve sua função em lidar com as perdas do Id, construindo uma pseudo-identidade com fragmentos de outros. Destaca a interação entre o eu e o Id na negociação entre influências externas e pulsões internas, evidenciando o papel central do eu na estrutura psíquica e na mediação das complexidades da psique humana.
Conforme delineado por Freud, o eu, destaca sua origem no Id modificado pela influência do mundo externo. Ele enfatiza a dimensão de alteridade no eu, responsável por comportamentos racionais, e descreve sua função em lidar com as perdas do Id, construindo uma pseudo-identidade com fragmentos de outros. Destaca a interação entre o eu e o Id na negociação entre influências externas e pulsões internas, evidenciando o papel central do eu na estrutura psíquica e na mediação das complexidades da psique humana.
Citação de Luciana Laurentino Da Costa em novembro 14, 2023, 7:36 pmLevando em consideração os três fatores da personalidade, de acordo com Freud, que são o id, o ego e o superego, sendo estes os três componentes da teoria estrutural, que representam os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Tanto o id, o ego e o superego são responsáveis pelos diferentes aspectos da personalidade, definindo como o indivíduo age e como se relaciona com as outras pessoas.
Levando em consideração os três fatores da personalidade, de acordo com Freud, que são o id, o ego e o superego, sendo estes os três componentes da teoria estrutural, que representam os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Tanto o id, o ego e o superego são responsáveis pelos diferentes aspectos da personalidade, definindo como o indivíduo age e como se relaciona com as outras pessoas.