Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

CONCEITO DO EU E DA PERSONALIDADE MODULO 03

CONCEITO DO EU E A PERSONALIDADE

FREUD INICIOU COM A PSICANALISE UMA TRANSFORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DO OLHAR MÉDICO, PASSANDO A CONSIDERAR AS TEORIAS CONCEBIDAS PELOS PRÓPRIOS PACIENTES, PODENDO SER COMPREENDIDA COMO MÉTODO TERAPÊUTICO- SISTEMA DE PENSAMENTOS, TRANSMISSÃO E CONSTRUÇÃO DO SABER (ANALISE, DIDÁTICA E SUPERVISÃO).

3 PILARES SALIENTADOS POR FREUD:

1)INCONSCIENTE

2)COMPLEXO DE ÉDIPO

3)SEXUALIDADE

 

CONSTITUIÇÃO DO EU

GENESE RELACIONADA COM O NARCISISMO PRIMÁRIO E O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE SEGUNDO A PSICANALISE É DESENVOLVIDA E CONSTITUÍDA PELAS 3 INSTÂNCIAS :

-ID

-EGO

-SUPEREGO

ID: RESERVATÓRIO PULSIONAL DESORGANIZADO, SEGUE P PRINCÍPIO DO PRAZER, CONHECE SOMENTE A REALIDADE SUBJETIVA.

EGO: INSTÂNCIADO PSIQUISMO QUE SE RELACIONA COM O MUNDO EXTERNO, ACATA O PRINCÍPIO DA REALIDADE, DIFERENCIA O QUE É DA MENTE E O QUE É DO MUNDO EXTERNO.

SUPEREGO: ASSEMELHA-SE A UM JUIZ, NO TOCANTE AO EGO E TAMBÉM IMPEDE A PASSAGEM DOS IMPULSOS DO ID.

Conforme delineado por Freud, o eu, destaca sua origem no Id modificado pela influência do mundo externo. Ele enfatiza a dimensão de alteridade no eu, responsável por comportamentos racionais, e descreve sua função em lidar com as perdas do Id, construindo uma pseudo-identidade com fragmentos de outros. Destaca a interação entre o eu e o Id na negociação entre influências externas e pulsões internas, evidenciando o papel central do eu na estrutura psíquica e na mediação das complexidades da psique humana.

Levando em consideração os três fatores da personalidade, de acordo com Freud, que são o id, o ego e o superego, sendo estes os três componentes da teoria estrutural, que representam os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Tanto o id, o ego e o superego são responsáveis pelos diferentes aspectos da personalidade, definindo como o indivíduo age e como se relaciona com as outras pessoas.