Conceito do eu e da psicanálise
Citação de Erivaldo Ferreira em maio 11, 2025, 8:51 pmNa psicanálise, o "Eu" (em alemão "Ich") é a instância do aparelho psíquico que se manifesta como o nosso senso de identidade, a consciência de nós mesmos, e a capacidade de perceber e interagir com o mundo. O Eu, como um sistema, é mediador entre o "Isso" (a energia pulsional inconsciente) e o "Supereu" (que representa os ideais e normas sociais internalizados). Ele busca satisfazer os desejos do Isso de forma realista e de acordo com as regras do Supereu, tentando conciliar o inconsciente com a realidade e a moral.
Na psicanálise, o "Eu" (em alemão "Ich") é a instância do aparelho psíquico que se manifesta como o nosso senso de identidade, a consciência de nós mesmos, e a capacidade de perceber e interagir com o mundo. O Eu, como um sistema, é mediador entre o "Isso" (a energia pulsional inconsciente) e o "Supereu" (que representa os ideais e normas sociais internalizados). Ele busca satisfazer os desejos do Isso de forma realista e de acordo com as regras do Supereu, tentando conciliar o inconsciente com a realidade e a moral.